Coronavírus: vacina em teste protege macacos na China
Cientistas chineses relataram ter conseguido proteger um grupo de macacos ratos e camundongos da infecção pelo novo coronavírus em um experimento de vacina. O trabalho foi publicado em um repositório de artigos científicos, mas ainda não foi revisado por outros acadêmicos. Especialistas ponderam que o número de animais testados ainda é pequeno para resultados significativos. […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Cientistas chineses relataram ter conseguido proteger um grupo de macacos ratos e camundongos da infecção pelo novo coronavírus em um experimento de vacina. O trabalho foi publicado em um repositório de artigos científicos, mas ainda não foi revisado por outros acadêmicos. Especialistas ponderam que o número de animais testados ainda é pequeno para resultados significativos.
O trabalho é conduzido pela farmacêutica chinesa Sinovac Biotech Segundo o relato, o imunizante, feito com versão quimicamente inativa do vírus, não causou efeitos colaterais evidentes em macacos da espécie Rhesus. A equipe criou uma vacina que introduziu anticorpos neutralizantes específicos para o SARS-CoV-2. Esses anticorpos neutralizaram dez cepas representativas do vírus.
Os cientistas argumentam que isso aponta para uma possível capacidade de maior neutralização do vírus contra cepas circulantes por todo o mundo. A imunização com duas doses diferentes proporcionou uma proteção parcial ou completa a macacos. Uma observação dos sinais clínicos, do índice hematológico e bioquímico e análise histopatológica em animais sugerem que a vacina é segura.
A seção de notícias da revista Science repercute o artigo e explica que os experimentos foram realizados com oito macacos, que receberam as duas doses diferentes. Após três semanas, os pesquisadores introduziram o SARS-CoV-2 nos pulmões do macaco por meio de tubos nas traqueias e nenhum desenvolveu a infecção
Os macacos que receberam a dose mais alta da vacina em teste tiveram melhor resposta: uma semana após receber o vírus pelos animais, nada foi detectado na faringe ou nos pulmões de qualquer um deles. Alguns dos animais que receberam a dose mais baixa tiveram recuperação na carga viral, mas eles também poderiam controlar a infecção. O teste em humanos começou no dia 16. Para especialistas, o desenvolvimento de uma vacina para covid ainda deve levar ao menos mais um ano. (Com agências internacionais).
Notícias mais lidas agora
- Gaeco apreendeu R$ 15 mil em ação contra esquema ilegal de transferência de terrenos em Coxim
- Com filho de 14 anos na garupa, motociclista sem CNH bate em carro e fica em estado grave no Nova Lima
- Urgência a projeto de preservação do Pantanal é aprovada na Câmara dos Deputados
- Produtores deixam terras em Antônio João, mas família Ruiz quer entregar chave na mão de Lula
Últimas Notícias
Flávio é procurado por matar ex-mulher e namorado dela em Campo Grande
Na residência onde o autor morava, os policiais localizaram cápsulas de revólver
‘O jogo acaba dia 16’, publicou ex-candidato a vereador sobre explosão no STF
Carro que explodiu na noite desta terça-feira (13) na Praça dos Três Poderes, em Brasília, está registrado em nome de Francisco Wanderley Luiz, de 59 anos, candidato a vereador em Rio do Sul (SC) pelo Partido Liberal (PL) em 2020. Ainda não foi confirmado que o homem que morreu devido a explosão com bomba artesanal,…
Drone caiu perto da Câmara e há suspeita de que homem que morreu esteve no Congresso
O homem encontrado morto em frente ao Supremo Tribunal Federal
Flamengo perde pênalti e só empata sem gols com o Atlético-MG no Maracanã pelo Brasileirão
O duelo foi uma reedição da decisão da Copa do Brasil
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.