Bolsas da Europa fecham em alta após aprovação de Fundo de Recuperação
As bolsas da Europa fecharam em alta nesta terça-feira, 21, no dia em que líderes da União Europeia fecharam um acordo por um socorro de 750 bilhões de euros para os membros duramente afetados pelo coronavírus. O índice pan-europeu Stoxx 600 encerrou o pregão com ganho de 0,32%, a 376,70 pontos. Na Bolsa de Londres, […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
As bolsas da Europa fecharam em alta nesta terça-feira, 21, no dia em que líderes da União Europeia fecharam um acordo por um socorro de 750 bilhões de euros para os membros duramente afetados pelo coronavírus. O índice pan-europeu Stoxx 600 encerrou o pregão com ganho de 0,32%, a 376,70 pontos.
Na Bolsa de Londres, o FTSE 100 avançou 0,13%, a 6.269,73 pontos A valorização foi contida pelo aumento das tensões entre a China e as potencias ocidentais, com novo foco no Reino Unido.
O embaixador chinês em Londres, Liu Xiaoming, disse que os britânicos terão que “suportar as consequências” da decisão de suspender o acordo de extradição com Hong Kong.
O secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, conversou sobre o assunto com o primeiro-ministro Boris Johnson e o ministro das Relações Exteriores, Dominic Raab, em reuniões nesta terça.
Nas demais praças europeias, os índices acionários operaram em território positivo durante todo o dia.
O DAX, de Frankfurt, fechou em alta de 0,96%, a 13.171,83 pontos, enquanto o CAC, de Paris, se elevou 0,22%, a 5.104,28 pontos.
Em Milão, o FTSE MIB subiu 0,49%, a 20.723,42 pontos.
Depois de um final de semana de intensas negociações, os líderes da UE finalmente acertaram os termos do pacote de resgate das economias atingidas pela pandemia. A cifra total do projeto permaneceu como a proposta no rascunho inicial, 750 bilhões de euros.
A mudança ocorreu no volume de subsídios diretos, que caiu de 500 bilhões de euros para 390 bilhões de euros. O restante será composto por empréstimos a juros baixos.
Desde o princípio, Holanda, Suécia, Dinamarca e Áustria se mostraram contrários à ideia de repassar recursos aos países sem nenhuma contrapartida. O quarteto foi convencido a aceitar o montante final com a promessa de que cada um deles terá descontos nos valores que devem destinar ao orçamento do bloco.
“O tamanho e o escopo do acordo são históricos e abrem caminho para um maior federalismo dentro da UE, que poderia tornar a Europa um mercado mais integrado e um concorrente econômico mais forte no cenário global”, analisa a BK Asset Management.
Em Madri, o Ibex 35 avançou 0,22%, a 7.494,50 pontos.
Já o PSI 20, de Lisboa, ganhou 0,27%, a 4.545,81 pontos.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Semana começa com 3556 vagas de emprego em Mato Grosso do Sul
São 956 vagas para a capital que abrangem diversas áreas e níveis de escolaridade
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Lula segue internado e fará exames de sangue, diz boletim médico
Alta está prevista para a próxima semana
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.