Mesmo com grandes chances de chegar ao , Carlos Mesa questiona a apuração do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) boliviano. Pela primeira vez o presidente Ivo Morales deverá enfrentar um segundo turno nas eleições da , de acordo com os resultados preliminares das votações.

Foram divulgados, pelo TSE boliviano, na noite de domingo (20) os resultados parciais das votações. Já tinham sido contabilizados 83,76% das urnas, que davam 45,25% para Morales, contra 38,16% de Mesa.

A proximidade de votos garante uma grande possibilidade de segundo turno, já que nenhuma das possibilidades de vitória em primeiro turno foi alcançada. Na Bolívia um candidato deve superar 50% dos votos ou obter 40% da votação com 10% de diferença para o segundo colocado para ganhar.

Antes dos resultados serem divulgados o ex presidente da Bolívia, Carlos Mesa, já tinha se posicionado nas redes sociais. Ele compartilhou suas dúvidas em relação a uma possível manipulação de votos, acusando o TSE. “Não vamos aceitar que se burle o voto que nos leva ao segundo turno”, afirmou.

Transmissão falha

Os dados ainda são parciais pois durante a transmissão, a contagem dos votos foi interrompida. A OEA ( Organização dos Estados Americanos) pediu uma justificativa para o TSE, que deverá explicar o porque houve esta falha.

No Twitter, Mesa se pronunciou sobre a interrupção da contagem. “O TSE mais uma vez descumpre seus compromissos. Suspendeu a informação no TREP. Exigimos o reinício da contagem! O que está acontecendo é muito grave. O segundo turno, que todos os dados independentes confirmam, não pode ser questionado, e muito menos burlado”, disse.

O ex presidente aproveitou o momento para pedir aos apoiadores que realizem fiscalizações em todo país, para que possam exigir os resultados definitivos. Em resposta a presidente do TSE boliviano, María Eugenia Choque, afirmou que os dados divulgados não passavam de preliminares e que a apuração oficial ainda iria ser feita.