Pular para o conteúdo
Mundo

Sobe para 17 o número de mortos em ataque contra funeral no Afeganistão

Uma motocicleta foi detonada durante a realização do funeral de um político
Arquivo -

Uma motocicleta foi detonada durante a realização do funeral de um político

O número de civis mortos neste domingo (31) em um atentado com uma motocicleta-bomba durante a realização do funeral de um político local na província de Nangarhar, no leste do Afeganistão, aumentou para 17, enquanto o de feridos chegou a 13, informou à Agência Efe uma fonte oficial.

Uma carga explosiva colocada em uma motocicleta foi detonada perto de onde uma multidão assistia ao funeral por volta das 14h15 (horário local, 7h45 de Brasília) no distrito de Behsud, segundo o porta-voz do governador provincial, Attaullah Khogyanai.

“A detonação foi causada por explosivos colocados em uma motocicleta, estacionada perto da reunião. A explosão matou 17 pessoas e feriu outras 13, algumas das quais estão em estado crítico”, detalhou a fonte.

Pouco depois do ataque as autoridades provinciais indicaram que tinha se tratado de um atentado suicida, uma versão revisada após a chegada de uma equipe de investigação à área.

A cerimônia funerária era do ex-governador do distrito de Haska Mena, também em Nangarhar, Gul Wali.

Nenhum grupo insurgente reivindicou, por enquanto, a autoria do ataque em Nangarhar, onde tantos os talibãs como o grupo jihadista Estado Islâmico (EI) estão muito ativos e controlam várias áreas da região.

Como costuma ocorrer quando as vítimas são principalmente civis, os seguidores do mulá Haibatullah negaram sua participação no atentado através de uma mensagem de seu porta-voz, Zabihullah Mujahid, em sua conta do Twitter.

Na quinta-feira passada, um atentado suicida em Cabul contra um centro cultural da minoria muçulmana xiita, reivindicado pelo grupo jihadista Estado Islâmico (EI), deixou 41 mortos e 84 feridos.

Desde o final da missão de combate da OTAN em janeiro de 2015, Cabul foi perdendo terreno perante os talibãs até controlar apenas 57% do país, segundo o inspetor especial geral para a reconstrução do Afeganistão (SIGAR) do Congresso dos Estados Unidos.Sobe para 17 o número de mortos em ataque contra funeral no Afeganistão

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Criança gravemente ferida em acidente que matou pai e irmão pedia para não morrer, segundo testemunhas

deputado mineiro

[ BASTIDORES ] Deputado caçoou de trajeto até cidade de MS

PRF apreende 235 quilos de cocaína na BR-163 escondida em carga de erva-mate

Mulher é segurada por marido e esfaqueada por cunhado em confraternização em Campo Grande 

Notícias mais lidas agora

STJ mantém decisão que obriga Campo Grande a pagar R$ 13,5 milhões para a Santa Casa

Acidente na MS-276 mata pai e filho e deixa criança gravemente ferida

marcola

Suspeito de substituir Marcola no PCC é entregue pela Bolívia à Polícia Federal em Corumbá

depac cepol

Motorista é linchado por populares após provocar acidente e bater em árvore em Campo Grande

Últimas Notícias

Trânsito

Motociclista bate em poste e morre na Duque de Caxias em Campo Grande

Os bombeiros chegaram a ser acionados

Sem Categoria

Tempestade obriga avião com 28 passageiros a fazer pouso de emergência em Pedro Juan Caballero

Diante da situação, outra aeronave foi enviada para buscar os passageiros

Cotidiano

Segunda-feira será de tempo firme e seco em Mato Grosso do Sul

Previsão indica céu com poucas nuvens e baixa possibilidade de chuvas

Trânsito

Jaguatirica é encontrada morta na rodovia BR-376 após ser atropelada em MS

Motoristas que passavam pelo local encontraram o animal