Líder socialista, Pedro Sanchez, é eleito novo chefe de governo na Espanha
Ex-premier, Mariano Rajoy

Nesta sexta-feira (1), o governo espanhol destituiu Mariano Rajoy, do Partido Popular (PP), após escândalo de corrupção envolvendo financiamento ilegal. Quem assumiu o cargo de novo premier foi Pedro Sanchez, do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE). Rajoy obteve 180 votos favoráveis à sua saída contra 169 contrários e apenas uma abstenção.

A presidente da Câmara dos Deputados, Ana Pastor, informou que Sanchez possuí cargo de confiança, e notificou o rei Felipe VI da decisão de empossa-lo premier. Votaram a favor da nova posse os partidos esquerdistas PSOE, Podemos, Esquerda Unida e Partido Nacionalista Basco. Já, contrários à saída de Rajoy, votaram os aliados ao Partido Popular e Cidadãos, movimentos de centro-direita.

Pedro Sanchez garantiu estabilidade e respeito aos compromissos adotados para com a . Contudo, Sanchez possuí apenas 84 cadeiras no Congresso, contra 134 cadeiras da legenda do ex-premier.

A poderá realizar novas eleições em breve, mas o fato causa preocupação à Europa, que já enfrenta dúvidas com a formação de um governo populista na Itália.