Pular para o conteúdo
Mundo

Parlamentares pedem a Trump supostas gravações de ex-diretor do FBI

Parlamentares americanos pressionaram neste domingo Donald Trump pela demissão do diretor do FBI
Arquivo -
Compartilhar

Parlamentares americanos pressionaram neste domingo Donald Trump pela demissão do diretor do FBI

Parlamentares americanos pressionaram neste domingo Donald Trump pela demissão do diretor do FBI, James Comey, e pediram ao presidente que entregue eventuais “gravações” de conversas com o chefe de sua Polícia Federal.

Em um tuíte divulgado na sexta-feira, o presidente ameaçou: “James Comey faria bem em assegurar-se que não existam ‘gravações’ de nossas conversas antes de começar a fazer revelações à imprensa!”.

Comey foi demitido na terça-feira enquanto o FBI investiga os vínculos entre a equipe de campanha de Trump e a Rússia.

Os porta-vozes da Casa Branca se negaram a comentar esse tuíte de Trump e também a dizer se o presidente grava suas conversas no Salão Oval.

Para os democratas, essa mensagem no Twitter é claramente uma tentativa de intimidação e Chuck Schumer, o chefe da bancada no Senado, insistiu na CNN que se há gravações “o presidente deve entregá-las imediatamente. Destruí-las seria uma violação à lei”.

Em outra entrevista com a NBC, Schumer pediu que o Departamento de Justiça nomeie um procurador especial para trabalhar no caso russo, porque “realmente poderia processar pessoas por violação à lei”.

O senador democrata Mark Stone, membro da comissão de Inteligência, que também investiga as relações entre a campanha de Donald Trump e Moscou, quer ter certeza de que “esses cassetes, se existem, sejam preservados”.

Entre os republicanos, um dos senadores mais conservadores, Mike Lee, também avalia que era “provavelmente inevitável” entregar essas gravações. “Se existem essas gravações, acredito que serão exigidas pela justiça e provavelmente será preciso entrega-las”, disse à Fox. Lee deu, contudo, o benefício da dívida ao presidente Trump: “Pelo o que eu sei (Trump) coopera plenamente e quer que essa investigação chegue até o final”.

Seu colega Lindsey Graham, também republicano, aconselhou na NBC ao presidente que “veja as coisas em perspectiva e deixe que a investigação avance”.

Por sua vez, o ex-diretor de Inteligência, James Clapper, declarou à CNN que não sabe se Trump gravava secretamente suas conversas.

Para Clapper, o que acontece em torno da investigação sobre a Rússia é muito preocupante.

“Acho que nossas instituições estão ameaçadas de muitas maneiras externamente, e a principal informação aqui é de que a Rússia a interferiu na nossa eleição. Mas acho também que nossas instituuições também estão ameaçadas internamente”, acrescentou. “Ameaçadas pelo presidente?”, lhe perguntaram. “Exatamente”, respondeu.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre ‘cratera’ na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados