Irã diz que vai preparar defesas para lidar com ‘regime corrupto dos EUA’

Nação disse que vai apoiar países oprimidos pelos EUA

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Nação disse que vai apoiar países oprimidos pelos EUA

Em resposta as declarações desta sexta-feira (13) do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que ameaçou abandonar o acordo nuclear iraniano, as Forças Armadas do Irã afirmaram que devem intensificar suas capacidades defensivas “para lidar com o regime corrupto dos EUA”.

As declarações foram feitas pelo porta-voz do Exército iraniano, Masud Yazayeri. Segundo Yazayeri, as forças iranianas estão “mais decididas e motivadas do que antes” a apoiar “regimes oprimidos em todo mundo”, e não apenas no Oriente Médio.

“Não negaremos nossa defesa aos oprimidos em cada ponto da geografia mundial, inclusive nos EUA”, disse na noite desta sexta-feira o porta-voz, com destaque para o apoio “especialmente aos oprimidos da região da Ásia Ocidental”.

O Irã enfatizou também que as ações das forças armadas do país terão “efeitos externos” que poderão ser observados pelo governo Trump “no seu devido tempo”.Irã diz que vai preparar defesas para lidar com 'regime corrupto dos EUA'

O acordo nuclear com o Irã, negociado há mais de uma década, foi assinado somente em 2015, incluindo EUA e mais cinco grandes potências: França, Reino Unido, China, Rússia e Alemanha.

Autoridades dizem que apesar do apoio ao acordo com o Irã ter sido questionado pelo presidente Trump, por enxergar “defeitos” na proposta, a questão não é renegociável, e o acordo será respeitado enquanto houver interesse dos outros países.

Conteúdos relacionados