Dados do governo falam em cerca de 60 mortes

O jornal norte-americano “The New York Times” publicou uma reportagem que questiona os dados oficiais de número de mortos durante a passagem do Maria, em Porto Rico. Para o governo, a tempestade tropical gerou oficialmente 62 mortes.

Mas para o jornal, foram na verdade 1.052 mortes causadas pelo furacão. Esse número foi alcançado pela reportagem calculando o número de óbitos registrados 42 dias após a chegada do Maria em Porto Rico, no dia 20 de setembro.

O número de mortes passou dos mil sobretudo por causa dos problemas infraestruturais causados pela tempestade. Hospitais tiveram dificuldades para atender a população e até hoje, dois meses após o Maria, a rede elétrica de Porto Rico não foi totalmente restaurada.Furacão que passou por Porto Rico matou mais de mil, diz jornal

Pelas contas da reportagem, enquanto entre os dias 20 a 30 de setembro o número médio de óbitos era de 82 por dia em Porto Rico, no ano de 2016, neste ano, após a chegada do Maria, 118 pessoas morreram por dia no mesmo período – um total de 260 mortes só em dez dias que teriam sido provocadas pelo furacão.

Se todas as mortes calculadas pelo The New York Times de fato tivessem sido causadas pelo furacão, o Maria seria a sexta tempestade mais letal do mundo, desde o ano de 1851. A Universidade Estadual de Pensilvânia também já realizou um estudo que aponta que dez vezes mais pessoas morreram em Porto Rico do que os dados do governo.