Pular para o conteúdo
Mundo

Furacão Maria se afasta de maneira gradual das Bahamas e de áreas povoadas

Furacão mantém ventos de 205 km/h
Arquivo -

mantém ventos de 205 km/h

O furacão Maria, de categoria 3, se afasta cada vez mais das Bahamas e de áreas povoadas, após sua passagem devastadora nesta semana por ilhas do Caribe e por Porto Rico, informou nesta sexta-feira (22) o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos.

O ciclone mantém ventos máximos constantes de 205 quilômetros por hora e ainda gera ventos com força de tempestade tropical e chuvas torrenciais em Turks e Caicos e no sudeste das Bahamas, onde nesta sexta seus efeitos efeitos foram sentidos.

Segundo o boletim das 19 horas (horário de ) do NHC, o furacão se encontra 480 quilômetros ao leste das Bahamas Central e 600 quilômetros ao leste-sudeste de Nassau (Bahamas), e se desloca a 15 quilômetros por hora com rumo norte-noroeste.

Após impactar nos últimos dias nas Pequenas Antilhas, em Porto Rico e na República Dominicana, onde provocou inundações e cortes de energia, os meteorologistas do NHC estimam que Maria se debilitará nas próximas 48 horas e que fará um giro para o norte no final de semana, afastando-se mais de áreas habitadas.

Os ventos com força de furacão se estendem do centro do ciclone a até 95 quilômetros e os ventos de tempestade tropical são sentidos a até 260 quilômetros, indicou o NHC.

Em Porto Rico, a passagem do furacão matou pelo menos 12 pessoas, segundo dados divulgados pelo secretário do Departamento de Segurança Pública, Héctor M. Pesquera, ainda que meios de comunicação locais indiquem que cifra é duas vezes maior.

Em Dominica, 15 pessoas morreram em decorrência dos efeitos de Maria no início desta semana.

No total, os números preliminares apontam pelo menos 32 pessoas mortas em todo o Caribe, mas essa cifra deve aumentar nas próximas horas.

Por outro lado, o ciclone Lee, que se dissipou no início desta semana, voltou a se formar esta tarde no meio do Atlântico com ventos máximos de 55 km/h, sem que represente ameaça para áreas costeiras, segundo o NHC.

A depressão tropical está 1.515 quilômetros ao leste de Bermuda e se desloca para o norte a uma velocidade de translação de 11 km/h.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Homem é perseguido por motorista de carro branco e ferido a tiros nas costas e tórax em Campo Grande 

Instituto do INseguro social

Bolão feito SC fatura mais de R$ 25 milhões na Mega-Sena

PRFs desconfiam de motorista quando abasteciam viatura e apreendem 360 kg de cocaína

Notícias mais lidas agora

Vostok: Justiça de MS nega liberar R$ 277 milhões bloqueados de Reinaldo Azambuja

INSS: Em MS, CGU flagrou descontos ilegais em 100% dos aposentados analisados

Tereza Cristina vai comandar em MS federação do PP com União Brasil

Bahia vence o Atlético Nacional e assume a liderança do Grupo F da Libertadores

Últimas Notícias

Brasil

Ex-presidente Fernando Collor é preso após determinação do STF

Collor foi preso quando ia para Brasília

Bastidores

[ BASTIDORES ] Tropa da chuva em Campo Grande

Ronda da tempestade teve Executivo e Legislativo, cada um com uma proposta

Leandro Mazzini - Coluna Esplanada

Enquanto governador posa com cachorrinhos em fotos, PM mata com tiro vira-latas

Corporação alega que o cão avançou no soldado em abordagem a morador de rua

Sérgio Cruz - O dia na história

1957 – Inaugurada fábrica de cimento em Corumbá

O evento histórico foi alvo de reportagem