Donald Trump demite presidente do FBI após denúncias de espionagem

Polícia Federal dos EUA investigava campanha do presidente

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Polícia Federal dos EUA investigava campanha do presidente

O presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, demitiu nesta terça-feira (9) o diretor do FBI, a polícia Federal dos EUA, James Comey. Comey investigava uma suposta interferência na Rússia nas eleições passadas para beneficiar Trump.

Em nota, a Casa Branca afirmou qe a demissão deve marcar “um novo início para nossa joia da coroa na aplicação da lei [no caso, o FBI]”. Trump teria realizado a demissão sob recomendação do procurador-geral Jeff Sessions, chefe do Departamento de Justiça dos EUA.

Comey ocupava o mais alto posto do FBi desde setembro de 2013, quando foi nomeado pelo ex-presidente Barack Obama. Suas investigações sobre relações entre funcionários do governo russo e membros da campanha de Trump incomodaram o presidente republicano.

Em fevereiro deste ano, James Comey foi acusado por Trump de vazar, junto à NSA (Agência de Segurança Nacional), informações ilegalmente para a imprensa. O ex-presidente do FBI nega as acusações.

Comey também foi acusado de espionar um empreendimento de Trump, a Trump Tower, antes das eleições, além de ter sido criticado por inocentar Hillary Clinton nas investigações sobre suposto uso de e-mails particulares da democrata para enviar mensagens como secretária de Estado.

(com supervisão de Evelin Cáceres)

Conteúdos relacionados