Revelação foi feita à Fox News

O cofundador da Microsoft, Bill Gates, revelou ter abandonado os smartphones com sistema operacional Windows por um aparelho Android.

— Recentemente, eu realmente mudei para um telefone Android — disse o bilionário, em entrevista à Fox News, no domingo.

O sistema operacional da Microsoft não conseguiu competir contra o iOS, da Apple, e o Android, do Google, e enfrenta como principal problema a falta de aplicativos. Desenvolvedores investem nas plataformas rivais, ambas com mais de um bilhão de usuários no mundo, em vez de gastar esforços no Windows, com menor base de usuários.

Contudo, Gates deixou claro que instalou muitos aplicativos da Microsoft no aparelho, seguindo a nova estratégia da companhia de abrir seus produtos — como o tradicional pacote Office — para plataformas rivais.

O bilionário também foi questionado sobre sua tempestuosa relação com Steve Jobs, cofundador da Apple. No passado, Jobs acusou Gates de ter copiado suas ideias para os sistemas operacionais de computadores ao criar o Windows.

— Na verdade, a relação que tive com Steve teve todos os aspectos que você possa imaginar — disse Gates. — Particularmente nos últimos anos de nossa amizade, que sempre existiu, ela foi fortalecida enquanto ele lidava com o câncer, e ele fez um trabalho lindo na Pixar e na Apple.

Gates continuou elogiando Jobs, um “gênio, absolutamente fantástico”, que ajudou a forjar o que ele descreve como uma competição “fenomenal” na indústria da tecnologia. Apesar de ter revelado que usa um smartphone Android, o bilionário não revelou o modelo do aparelho, mas confirmou que não é um iPhone:

— Não, nada de iPhone.