São 70 mortos em ataques nos últimos três meses

Um ataque armado a um ônibus que carregava cristãos coptas no sul do Cairo, no Egito, deixou 26 mortos e 25 feridos nesta quinta-feira (25). Este é o terceiro ataque nos últimos dois meses a cristãos coptas no país.

Segundo a imprensa local, o veículo percorria uma estrada próxima ao Monastério de São Manuel, a 220 quilômetros do Cairo, quando foi atacada.

O grupo de cristãos estava em dois ônibus e um caminhão, e se dirigia à província de Minya, que abriga um número considerável de cristãos egípcios.

No início de abril, o Estado Islâmico realizou atentados suicidas nas igrejas cristãos de Alexandria e Tanta, no norte do Egito. Os ataques deixaram 45 mortos.

Na semana seguinte, uma explosão e ataque a tiros deixaram uma pessoa morta e quatro feridas em torno do Mosteiro de Santa Catarina, na região do Sinai. Os últimos três ataques somam mais de 70 mortos.Ataque armado a ônibus mata 26 cristãos no Egito e deixa 25 feridos

Os cristãos coptas representam 10% da população de 92 milhões de egípcios. A Igreja Copta é separada da Católica Ortodoxa e da Apostólica Romana.

Desde a difusão do Estado Islâmico pelo Iraque e pela Síria, em 2014, os coptas se sentem inseguros com ataques impiedosos às minorias religiosas.

(com supervisão de Evelin Cáceres)