Vítimas eram passageiros de ônibus

Pelo menos 13 pessoas foram mortas e cerca de 200 foram sequestradas por integrantes do grupo extremista afegão Talibã, nesta terça-feira (31). As vítimas estavam viajando em ônibus e foram detidas em um posto de controle de militantes da organização terrorista, em Kunduz, província ao norte do Afeganistão.

De acordo com o jornal Diário Catarinense, um porta-voz afirmou que 160 dos cerca de 200 passageiros sequestrados foram libertados por meio de uma operação que ainda está em curso. Os restantes teriam sido levados até o distrito vizinho, Chahar Dara, pelos próprios terroristas autores do sequestro.

Apesar de apontados como responsáveis, os talibãs não reivindicaram a autoria do ataque e dos sequestros. A província de Kunduz é uma das mais violentas do Afeganistão. Desde 2015, membros da organização jihadista controlam diversas zonas da região. De acordo com um relatório da Sigar (Inspetoria Geral para a Reconstrução do Afeganistão), eles detêm cerca de um terço de todo o território afegão.