As habituais ‘manchas’ nos desenhos são substituídas por formas quadriculadas

Desde setembro de 2015, novos tanques de guerra chineses têm chamado a atenção de setores da mídia e da opinião pública. O motivo não é o tamanho, ou o poder bélico: são as cores e os desenhos nos veículos militares.

A camuflagem dos  novos tanques, diferente das habituais em cores verde e marrom e com desenhos que se assemelham a manchas, são geralmente azuis e possuem formas mais parecidas com o jogo virtual ‘Minecraft’.

 A camuflagem ‘digital’está sendo adotada por cada vez mais corporações militares ao redor do mundo, e há motivos específicos para que seja usada.

O Tenente Coronel norte-americano Timothy R O’Neill, que há mais de 40 anos trabalha com a confecção de camuflagens militares, havia sugerido nos anos 70 que as camuflagens do Exército dos EUA trocassem as tradicionais manchas por formas quadriculadas. O motivo é que não há formas mais rígidas na natureza.

“A computação gráfica estava começando a se popularizar naquele momento. Um grupo de pessoas se dedicou a trabalhar no que se chama de quantificação aproximada , que consiste em transformar as coisas em quadrados”.

A expectativa é que, no futuro, o desenho ‘pixelado’ substitua as formas de manchas nas camuflagens militares. A longo prazo, há a possibilidade de criação de camuflagens ‘camaleão’, que podem mudar sua cor de acordo com o ambiente.