Manifestação por direitos de transexuais é dispersa com bombas na Turquia

Polícia utilizou gás lacrimogêneo e balas de borracha

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Polícia utilizou gás lacrimogêneo e balas de borracha

Uma manifestação pelos direitos da população transgênero foi dispersa pela polícia turca no último domingo (19), nos arredores da praça Taksim, em Istambul, a capital cultural da Turquia. De acordo com o jornal turco Bianet, centenas de policiais do batalhão de choque foram mobilizadas utilizando gás lacrimogêneo e balas de borracha.

O protesto, segundo a agência de notícias Efe, aconteceu pelo sétimo ano consecutivo na região central de Istambul e não havia sido autorizado pelo governo, que já havia proibido um ato de orgulho LGBT que ocorreria na próxima semana. Mesmo sem a autorização, centenas de manifestantes foram às ruas, onde já estavam os cordões da polícia.

De acordo com o portal EuroNews, grupos de extrema direita aproveitaram para queimar a bandeira do arco-íris, símbolo do movimento por direitos LGBT. O jornal turco Cumhuriyet informa ainda que a polícia prendeu um grupo de 11 pessoas, que se dirigia ao local proferindo palavras de ordem contra as organizações de defesa de transexuais.