França abre maior centro de refugiados da União Europeia
“Centre Humanitaire Paris Nord” tem 13,500 metros quadrados
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
“Centre Humanitaire Paris Nord” tem 13,500 metros quadrados
Foi inaugurado nesta quinta-feira (10), o primeiro centro oficial temporário para imigrantes em Pris, França.. O estabelescimento é considerado o maior em toda a União Europeia (UE). Reservado exclusivamente para homens, a estrutura conta com 400 postos, e sera expandida até o fim do ano para 600. O centro fica no Boulevard Ney, não muito distante de Montmartre e de zonas comerciais, e tem 13,500 metros quadrados.
Batizado de “Centre Humanitaire Paris Nord”, era uma promessa feita há três meses pela prefeita de Paris, Anne Hidalgo. Ele servirá para acolhimento temporário, cada refugiado ou solicitante de asilo poderá ficar no local de 5 a 10 dias. A expectativa é que o centro receba 80 pessoas diariamente.
“Não haverá condições ou pré-requisitos. Não se pode fazer distinção das pessoas”, disse Hidalgo. “Nosso ‘approach’ será humanitário para responder ao imenso desafio do fluxo imigratório e para acabar com os acampamentos selvagens no coração de Paris. Será uma estrutura onde eles podem dormir, tomar banho, comer, receber uma assistência digna até que saibam o que fazer na Europa”, explicou a prefeita.
Os imigrantes receberão orientação de equipes da Emmaus Solidarité e da Secretaria Francesa para Imigração e Integração (OFII).
Em janeiro, perto de Ivry-Sur-Seine, deve ser inaugurado outro centro de acolhimento, com capacidade para 350 pessoas, para receber mulheres e crianças. Mas a ideia das autoridades francesas é que ambas estruturas sejam desmontadas em até dois anos, quando se prevê o fim da crise imigratória na Europa.
Os projetos de construção custaram 8 milhões de euros, sendo que 6,6 milhões foram pagos pela prefeitura de Paris. O restante, pelo governo da França.
As despesas com manutenção e funcionamento estão avaliadas em 13 milhões de euros. Há duas semanas, a França finalizou a evacuação completa do campo de Calais, uma zona que naturalmente virou centro de acampamento de refugiados que tentavam atravessar o Canal da Mancha.
Notícias mais lidas agora
- Empresário morre ao ser atingido por máquina em obra de indústria em MS
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
Últimas Notícias
Do Pantanal, Coronel Rabelo participa do Domingão do Huck neste domingo
Pantaneiro é reconhecido como transformador no mundo
Estabilidade financeira atrai candidatos no concurso dos Correios
Provas acontecem neste domingo em Campo Grande
Homem procura a delegacia após ser roubado ao final de relação sexual
Fatos ocorreram entre a Av. Quatorze de Julho e a Travessa Guia Lopes, na Capital
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.