Autoridades suspeitam de ação de grupo rival

O filho do narcotraficante mexicano Joaquin Guzmán, conhecido como ‘El Chapo’, está entre seis pessoas raptadas em um resort turístico em Puerto Vallarta, no México, na última segunda-feira (15). Há suspeitas de que o crime tenha sido realizado pelo cartel rival.

De acordo com o jornal português Diário de Notícias, a informação de que Jesús Alfredo Guzmán Salazar é um dos raptados foi divulgada por Eduardo Almaguer, procurador do estado de Jalisco, onde se localiza a cidade em que ocorreu o incidente.

Almaguer informou ao periódico lusitano que as investigações apuram se houve ação do grupo Nueva Geración, organização criminosa que já foi aliada ao cartel liderado por El Chapo, mas que atualmente é sua rival na disputa pelo controle do narcotráfico da região de Jalisco.

Além do filho do barão do tráfico, também foram identificadas mais quatro pessoas raptadas, mas as autoridades não têm pista do paradeiro. Em 2008, outro filho de El Chapo, Edgar, foi morto por um cartel rival, o dos Beltrán-Leyva. O assassinato resultou em uma guerra entre o grupo autor do crime e o Sinaloa, comandado por El Chapo.