Combates entre tropas do regime e EI deixam 28 mortos na Síria

Ofensivas das forças de Bashar Assad contra os jihadistas se intensificam no país

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Ofensivas das forças de Bashar Assad contra os jihadistas se intensificam no país

Um contra-ataque do grupo Estado Islâmico (EI), que nesta segunda-feira tentou repelir as forças do regime sírio que se aproximam do bastião jihadista de Tabqa, no norte da Síria, deixou 28 mortos em ambos os lados, informou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

O EI controla no norte do país uma faixa territorial junto à fronteira turca entre as províncias de Aleppo e Raqqa, onde se encontra a cidade de Tabqa.

Dezenas de combatentes do Estado Islâmico lançaram na manhã desta segunda-feira um ataque contra posições das forças do regime ao sul de Tabqa, um posto estratégico de trânsito às margens do rio Eufrates e nas proximidades da cidade de Raqqa, “capital” do EI na Síria, segundo o OSDH.

De acordo com o diretor da ONG, Rami Abdel Rahman, após os combates as forças do regime mantinham suas posições, a 15 quilômetros do aeroporto de Tabqa, controlado pelo EI.

“Onze combatentes do regime e 17 do Daesh [acrônimo árabe do EI] morreram no ataque”, disse Abdel Rahman, acrescentando que 37 membros das forças de Damasco e 101 do EI morreram desde o início da ofensiva contra Tabqa.

Na província de Raqqa, os jihadistas enfrentam duas ofensivas contra Tabqa: ao norte da cidade lutam contra as Forças Democráticas Sírias (FDS), uma coalizão de combatentes árabes e curdos, e ao sul contra tropas do governo sírio.

Conteúdos relacionados