Acordo foi firmado em Paris no ano passado

Acontece nesta sexta-feira (22), em Nova York, a assinatura do acordo de Paris sobre mudanças climáticas. Representantes de cerca de 160 países estarão presentes. O acordo foi firmado em 12 de dezembro de 2015, depois de negociações envolvendo 195 países e a União Europeia.

A data da assinatura tem um motivo especial: 22 de abril é o Dia Mundial da Terra. O objetivo é que o acordo entre em vigor em 2020, mas para isso, é necessário que seja ratificado por 55 Estados responsáveis, por pelo menos 55% das emissões de gases de efeito estufa.

Deve ocorrer, depois da adoção do texto em Paris, a assinatura do acordo até o final de abril de 2017, além da ratificação nacional de cada país, de acordo com suas respectivas leis, podendo ocorrer por meio de votação no Parlamento ou por decreto de lei.

A reunião em Nova York deve contar com a presença de pelo menos 60 chefes de Estado. Um dos compromissos propostos pelo acordo é o de que os Estados revisem, a cada cinco anos, as metas em relação ao combate de fatores que levem a mudanças climáticas.