As melhores cidades do mundo para se viver

Viena ficou em primeiro lugar; Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo e Manaus estão na lista

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Viena ficou em primeiro lugar; Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo e Manaus estão na lista

 Você pensa nas melhores cidades do mundo e o que lhe vêm à cabeça? Nova York, Paris, Londres dominam nosso imaginário quando pensamos em vida noturna, entretenimento e glamour. Mas não são estas cidades que tem ocupado, nos últimos anos, o topo dos rankings dos melhores lugares para se viver. Viena, a capital da Áustria, superou 229 locais que entraram na lista do 18º Mercer Quality of Life, e ficou no topo do ranking que aponta os melhores lugares para se viver no mundo.

Zurique – a maior cidade da Suíça – e Auckland, da Nova Zelândia, completam o pódio. Vale citar que estas duas cidades não são capitais de seus respectivos países. Acesso à saúde, qualidade da educação e preocupação com fatores ambientais estão entre os fatores que o ranking leva em consideração. A Mercer é uma das maiores consultorias de RH do mundo. 

Sete das dez cidades que ocupam o topo do ranking estão na Europa – sendo que três estão na Alemanha (Munique, Düsseldorf e Frankfurt). Copenhague, que é apontada em outros rankings com um dos lugares mais felizes do mundo, aparece em 9º lugar. E, a despeito de seu alto custo de vida, Genebra (Suíça) está em 8º lugar – residentes podem aproveitar uma qualidade de educação de altíssimo nível e baixíssimas taxas de criminalidade. Sydney, na Austrália, e Vancouver, no Canadá, também aparecem entre os dez primeiros. 

Sobre os países da América Latina e do Caribe, a Mercer afirma que a recessão econômica e a instabilidade política de muitos deles explicam por que a região está pouco representada no ranking deste ano. O Brasil, contudo, aparece com três cidades. Brasília vem em 106º lugar, Rio de Janeiro em 117º, São Paulo em 121º e Manaus em 125º.

Conteúdos relacionados