Haiti repetirá eleições legislativas em grande parte do país

Índice de comparecimento dos eleitores nas eleições foi de 18%

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Índice de comparecimento dos eleitores nas eleições foi de 18%

O Haiti organizará novamente as eleições legislativas em grande parte de seu território, depois dos atos de violência na votação de 9 de agosto e de um índice de comparecimento dos eleitores de apenas 18%, anunciaram as autoridades eleitorais.

Apenas três deputados de 119 cadeiras em disputa foram eleitos no primeiro turno e nenhuma das 20 cadeiras do Senado foi definida na votação, segundo o CEP (Conselho Eleitoral Provisório).

A violência no dia da eleição deixou dois mortos e obrigou o fechamento de dezenas de locais de votação.

Depois de vários adiamentos, o Haiti convocou eleições legislativas para 9 de agosto, na primeira votação no país mais pobre das Américas desde 2011.

Depois de momentos de tensão, os funcionários do CEP divulgaram os primeiros números da votação.

Dezesseis candidatos foram excluídos do processo eleitoral por suposto envolvimento nos crimes e atos de violência de 9 de agosto, segundo o CEP.

O organismo informou que o primeiro turno será repetido em 25 dos 119 distritos do país.

No departamento de maior população do país, Ouest – que inclui a capital -, o índice de participação do eleitorado foi de apenas 10%. Em nenhuma cidade superou a marca de 50%.

Todas as cadeiras da Câmara dos Deputados e dois terços do Senado deveriam ser renovados nas eleições, as primeiras organizadas no país desde que o presidente Michel Martelly assumiu o poder em 2011.

Conteúdos relacionados