Pular para o conteúdo
Mundo

Considerado o mais poderoso da história, furacão Patricia atinge México

O fenômeno chegou aos estados de Jalisco
Arquivo -

O fenômeno chegou aos estados de Jalisco

O Patricia, maior fenômeno já visto tanto no oceano Pacífico quanto no norte do oceano Atlântico, já chegou à costa do México. A informação foi confirmada por volta das 21h20 (horário de ) pelo presidente do país, Enrique Peña Nieto.

O fenômeno chegou aos estados de Jalisco (onde fica a cidade de Puerto Vallarta, um dos principais pontos turísticos do país) e Colima. Também devem ser atingidos nas próximas horas os estados de Nayarit e Michoacán. Até o momento, nenhum governador relatou prejuízos maiores em decorrência da passagem do furacão.

O tornado tem aproximadamente dez quilômetros de diâmetro, de acordo com o Conagua, serviço meteorológico oficial do país.

Segundo informações da Nasa, os ventos provocados pelo fenômeno poderão ultrapassar a velocidade de 400 quilômetros por hora. De acordo com o Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC), o furacão atingiu a categoria 5 – o maior patamar da escala Saffir-Simpson, que mede a intensidade dos fenômenos. Para efeito de comparação, o furacão Katrina, que deixou mais de 1.800 mortos nos EUA em 2005, foi classificado como um fenômeno de categoria 3.

O presidente mexicano, Enrique Peña Nieto, reconheceu que o país “enfrenta uma ameaça de grande escala” e informou que o governo terá como prioridade a proteção da vida de seus cidadãos. Houve registro de deslizamentos no estado de Michoacán pouco antes da chegada do furacão ao continente.

As autoridades já ordenaram a evacuação de moradores dos três estados que devem ser os mais atingidos pelo fenômeno: Colima, Nayarit e Jalisco. Muitos foram evacuados em direção a Guadalajara, na região central do país. Também foi emitido um alerta para que fossem cancelados os voos para esses estados.

O governo mexicano recomenda que mesmo os moradores de outras regiões preparem um kit de emergências para o caso de ser necessário deixarem suas casas. O fornecimento de energia foi preventivamente suspenso em Tacomán e Manzanillo (cidade onde o porto também foi fechado). Ainda por precaução, foi suspenso o funcionamento de postos de combustível nos três estados que devem ser os mais atingidos.

O governo de Jalisco anunciou momentos antes da chegada do furacão Patricia ao estado que iria disponibilizar pontes aéreas para remover moradores das áreas de risco.

Diversas autoridades, entre governadores, ministros e integrantes das defesas civis dos estados, se reuníram desde cedo em centros de coordenação de emergência. Foram disponibilizados cerca de 1.800 de abrigos temporários em Jalisco, Colima e Nayarit.

Segundo a Procuradoria Federal de Proteção ao Ambiente do México, ao menos 12 zoológicos podem ser atingidos pela passagem pelo furacão. Também há o risco de vazamentos em 69 centros que trabalham com resíduos tóxicos.

Outro motivo de preocupação para as autoridades mexicanas é a atividade do vulcão de Colima, localizado em um dos estados que estão na trajetória do furacão.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre ‘cratera’ na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados