A Fundação de de Mato Grosso do Sul () vai participar da implementação da parceria entre o Programa do Brasileiro (PAB) e a empresa Mercado Livre, de mercado eletrônico, para democratizar o comércio do artesanato de MS e o acesso aos meios de pagamento para artesãs e artesãos regionais. A ação é nacional e a FCMS participa em nível Estadual.

Conforme as informações, algumas iniciativas para promover peças artesanais dentro do marketplace serão realizadas durante o mês de março. O objetivo é apoiar a inclusão de artesãos cadastrados no SICAB (Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro) no Mercado Livre, dar visibilidade aos seus produtos e potencializar a geração de trabalho e renda.

São mais de 163 mil artesãs e artesãos cadastrados no programa no Brasil, sendo 76% desses profissionais do sexo feminino. Em Mato Grosso do Sul, são 6.399 artesãos cadastrados no SICAB.

Coordenadores estaduais de artesanato dos Estados, representantes da confederação nacional de artesanato e gestores do SEBRAE vão conhecer as soluções do Mercado Livre na primeira fase do projeto. Além do mais, será realizado o webinar ao vivo e gratuito “Como turbinar suas vendas no Mercado Livre” para apresentar aos profissionais do país como obter bons resultados com vendas na plataforma, no dia 15 de março das 10h às 11h. Você pode acessar o link clicando aqui.

“Então, nós somos representantes aqui em Mato Grosso do Sul. Nós vamos fazer o treinamento e a curadoria, além da divulgação da parceria, e vamos auxiliar os artesãos daqui a participarem”, disse Katienka Klain, gerente de Desenvolvimento de Atividades Artesanais da FCMS.

Mais informações sobre o programa destinado ao artesanato de MS pelo site oficial da Fundação de Cultura Estadual.

Programa do Artesanato Brasileiro

O Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) tem o objetivo de coordenar e desenvolver atividades que valorizam o artesão brasileiro, elevando o seu nível cultural, profissional, social e econômico.

Além disso, as ações possibilitam a consolidação do artesanato brasileiro enquanto setor econômico de forte impacto no desenvolvimento das comunidades, uma vez que cada região tem a sua própria cultura.

Mercado Livre

O Mercado Livre é a companhia voltada à tecnologia para e-commerce e serviços financeiros, que oferece soluções para que pessoas e empresas possam comprar, vender, pagar, anunciar e enviar produtos e serviços por meio da internet.