Não foi há tanto tempo que brasileiros precisavam esperar semanas, se não meses, para ter em suas casas a transmissão de suas séries de favoritas. Com o domínio das operadoras de TV a cabo e das transmissoras do serviço sobre esse mercado, o trabalho de criar legendas e fazer dublagem era deveras demorado. E nas regiões fora do circuito Sudeste-Sul, incluindo aí o Mato Grosso do Sul, que não contavam com uma cobertura de TV por assinatura tão vasta fora das grandes cidades do estado, as esperanças de ver seriados famosos ficavam nas TVs abertas, que talvez comprassem os direitos de transmissão da sua contraparte fechada.

O advento dos serviços de streaming, e sua consequente popularização, foi um choque enorme para os serviços de TV por assinatura, que aparentemente continuam a perder clientes mundo afora. Em contrapartida, plataformas que disponibilizam séries e filmes que podem ser vistos a partir da internet, como o serviço que a Netflix disponibiliza em https://www.netflix.com/br/, têm angariado cada vez mais consumidores tanto para si quanto para os produtos associados dos filmes e séries que ali são transmitidos.

Como consequência, séries e filmes que em tempos de outrora seriam conhecidos e vistos tão-somente pelo público que dispunha de uma quantia significativa de dinheiro para ter acesso a canais à la carte são hoje casos de sucesso pelo mundo inteiro em vários mercados, dentro e fora da mídia. O seriado Rick and Morty, criado pelo dublador Justin Roiland e pelo criador da série de Community, Dan Harmon, é um dos melhores exemplos disso.

tv com serviço de streaming
Foto Pixabay

O seriado coloca a dupla composta pelo cientista Rick Sanchez e seu neto, Morty Smith, em aventuras intergalácticas que têm em seu núcleo um humor altamente ácido. Conforme a série evoluiu, mais detalhes foram revelados quanto às inseguranças de Morty e do próprio Rick, cuja genialidade que serve de “armadura” para seus problemas acaba se tornando uma fraqueza em alguns momentos do seriado.

A partir das interações entre Rick, Morty, as pessoas próximas a eles e os vários alienígenas que aparecem nas desventuras, vários ícones recentes da cultura pop foram criados, com o sucesso da série gerando frutos além das telas. Desde 2018, Rick e Morty podem ser vistos em uma série em distribuída pela Panini no Brasil e nos já famosos bonecos Funko Pop. Além disso, o seriado gerou a busca por um molho que a rede de fast food McDonald's distribuiu tão-somente em 1998, cuja demanda foi recriada graças a uma menção de Rick num dos episódios do seriado em 2017.

A indústria de iGaming foi outro setor que pegou carona no sucesso de Rick and Morty, disponibilizando um jogo relacionado à série. O Rick and Morty Megaways Slot, caça-níquel que pode ser encontrado em https://www.casinotopsonline.com/br, conta com a participação dos protagonistas da série e alguns dos mais importantes coadjuvantes das várias histórias da trama até aqui. Ele é hoje listado como um dos jogos mais populares da indústria, ao lado de Troll Hunters 2 e Rise of Dead.

 

Rick and Morty é uma produção original do Adult Swim, bloco de animação para adultos que passa na Cartoon Network estadunidense durante a noite e a madrugada desde 2001. Aqui no Brasil, esse bloco de animações já teve várias instâncias, mas nenhuma delas alcançando tanto sucesso quanto sua versão original, que continua a tomar lugar em outros países da Europa e da Ásia.

Logo, se os brasileiros tivessem que esperar até Rick and Morty chegar à televisão por assinatura, só poderiam assistir ao seriado com meses de atraso. Mas graças ao advento do streaming – mais especificamente o serviço da Netflix –, este não é mais o caso.

Este seriado é apenas um dos vários exemplos que podem ser listados que ilustram como os serviços de streaming têm facilitado a vida dos fãs mais dedicados de cultura pop no Brasil e no resto do mundo. E isso sem contar as produções originais da Netflix e da Amazon Prime que são sucesso de público, incluindo aí A Casa de Papel, Stranger Things, The Boys e Fleabag.

Não é à toa que serviços de TV por assinatura e algumas redes de televisão têm apostado cada vez mais nos serviços de streaming, além de terem reduzido enormemente o atraso entre o lançamento de uma série ou um filme lá fora e sua vinda para o Brasil. A competição acaba impulsionando a evolução do mercado, e quem ganha mais com essa história é o consumidor.