Não só a população foi pega de surpresa com o isolamento social imposto pela rápida expansão da da . Muitos negócios também não estavam preparados para lidar com a nova realidade imposta pela pandemia.

Lojas físicas, em grande parte, tiveram que manter suas portas fechadas, enquanto muitos e-commerces não conseguiram atender ao aumento da demanda tanto em termos de estoque quanto de logística.

Nesse cenário complexo, se destacaram os negócios que tiveram flexibilidade para adaptar suas operações para a nova realidade e se mostraram dispostos não só a superar a crise como, também, estender a mão a parceiros menores para auxiliá-los a sobreviver a um momento sem precedentes.

A INVICTUS, marca de vestuário e equipamentos táticos com sede em Palhoça (SC), faz parte desse seleto grupo. A marca não só buscou estratégias para se adaptar ao novo momento, como diversificar o público e ter atenção aos seus canais, como, também, apoiou seus fornecedores e parceiros durante o momento de crise.

 

Ações voltadas para parceiros

Os parceiros de porte menor mereceram a atenção especial da INVICTUS, que conta com mais de 1.500 pontos de venda em todo o Brasil e teve faturamento de R$ 52 milhões em 2019.

Ações como extensão do prazo de pagamento para lojistas que revendem seus produtos, descontos para pedidos pagos à vista e uma política de preços mais flexível para multimarcas foram algumas das estratégias adotadas.

Outra aposta da marca, com amplo portfólio de equipamentos táticos, de mochilas a peças de vestuário, passando por acessórios, foi se aproximar do final por meio do seu e-commerce.

No período pré-pandemia, a empresa focava quase que exclusivamente nas multimarcas. Apesar dessas empresas continuarem sendo prioridade, a INVICTUS, de forma paralela, expandiu a atuação junto ao  cliente final no período de isolamento social, em que cada vez mais pessoas buscaram fazer suas compras em segurança pela internet.

 

Resultados expressivos apoiam a estratégia

Os resultados das ações adotadas no período de pandemia não demoraram a aparecer. A empresa de produtos táticos viu suas vendas para o cliente final saltarem de 7% para 14%. Mesmo com o cenário favorável para e-commerces, o bom desempenho só foi possível porque a marca investiu no fortalecimento da sua presença digital antes mesmo da expansão da COVID-19.

O que fez a diferença foi ter uma loja virtual com boa navegabilidade, preparada para o público final e, ainda, uma logística sólida, que permitiu que as entregas dos produtos acontecessem sem problemas.

Outro indicativo de que as estratégias que a INVICTUS apostou na pandemia foram acertadas foi o crescimento da empresa mesmo em um ano difícil como 2020. Em maio, o faturamento da empresa cresceu 24% em relação ao mesmo mês do ano passado. O e-commerce teve crescimento de cerca de 200% comparado ao momento que antecedeu à chegada da COVID-19.

Momentos de crise são inevitáveis. O que faz a diferença é a forma como uma marca reage a um cenário desafiador. Ter flexibilidade, capacidade de adaptação e buscar novas estratégias são ações que fazem a diferença e podem ajudar uma empresa a aproveitar um momento difícil e transformá-lo em oportunidade.