Eleandro Passaia, ex-secretário de Governo de Dourados, e responsável por gravar políticos de em esquema de corrupção, quando ainda ocupava o cargo na cidade, é o mais novo apresentador do Balanço Geral SP.

Conhecido em MS pela gravação realizada em 2010, Passaia filmou o ex-deputado e então 1° secretário da Assembleia Legislativa, Ary Rigo (PSDB), detalhando um suposto pagamento de propina a autoridades estaduais. A gravação teria ocorrido em 12 de junho daquele ano, em hotel em Maracaju, distante 163 quilômetros da Capital.

Nela, Ary Rigo explicava como seria a distribuição de propina — supostamente advinda do duodécimo da Assembleia — a autoridades do alto escalão do Estado, como o governador à época, André Puccinelli (MDB), membros do Tribunal de Justiça e até o ex-procurador-geral de Justiça, Miguel Vieira.

Em um dos trechos, entregues por Passaia à Polícia Federal, o ex-deputado conta que o Legislativo ‘devolveria' dinheiro ao governador, narrando que o valor teria subido de R$ 2 milhões para R$ 6 milhões. Rigo se queixou que o aumento teria ocasionado corte de pagamentos supostamente feitos a desembargadores e ao MPMS.

O material registrado por quatro meses, sob orientação da Polícia Federal, revelou suposto pagamento de propina ao então prefeito de Dourados, Ari Artuzi — que acabou expulso do PDT — municiou a Operação Uragano, que levou prefeito, secretários e vereadores à prisão.

Jornalista teve passagem marcante por MS

 

Sonho

Peça fundamental para a Operação e muitos anos após deixar MS, Eleandro assume o Balanço Geral como substituto de Geraldo Luís, grande marca da atração. 

A partir do dia 20 de setembro, o Balanço Geral Manhã vai ser apresentado por Passaia na faixa das 5h às 7h (hora de Brasília). Além do matinal, o jornalista vai apresentar o Cidade Alerta – Edição de Sábado. Atualmente morando em Curitiba, ele se mudará para a Capital paulista para ocupar o novo cargo.

“Eu estou muito feliz, sempre quis morar em São Paulo, sempre gostei muito da cidade e sempre brinquei que eu sinto atração por São Paulo (risos). Eu gosto dessa coisa onde tudo acontece, onde as pessoas pensam rápido, são aceleradas… Eu gosto disso, me identifico com a cidade. E trabalhar na Record, por ser a emissora da notícia, com toda tecnologia e estrutura é um sonho… Dois sonhos que se realizam juntos”, declarou ele ao R7.

Eleandro está muito feliz com o novo cargo (Foto: Reprodução)

 

Trajetória

Natural de Capitão Leônidas Marques, interior do Paraná, Eleandro Passaia começou a trabalhar com comunicação aos 17 anos em uma rádio esportiva. Ele se destacou e foi convidado para trabalhar em uma rede transmissora da Record TV em Mato Grosso.

“Eu colocava os filmes e as propagandas no ar e, como era bastante comunicativo e no interior sempre tem muita oportunidade, virei repórter daquela emissora”, relembrou. Foi quando ele se apaixonou pelo e veio para Dourados, em Mato Grosso do Sul, cursar faculdade na área.