Enquanto emissoras esgotam realities, Band se resguarda e prepara MasterChef na surdina
Na corrida pela fidelização, a demora do programa, no entanto, pode acabar sendo um tiro no pé
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Em 2021, as emissoras de TV aberta estão investindo pesado na produção contínua e ininterrupta de realities shows. Percebendo a explosão do formato na pandemia em 2020, Globo, SBT e RecordTV se prepararam para oferecer esse tipo de entretenimento durante o ano inteirinho.
Notando a alta repercussão e interação por parte de uma audiência, praticamente obrigada a ficar em casa, os canais decidiram, em atitude extrema, apostar numa temporada repleta dos programas de show de realidade, sem dar folga para o telespectador com as mais diversas opções.
Este ano, a TV Globo começou com o “The Voice Mais”, lançando até uma nova versão do show de talentos. Em seguida, veio o “Big Brother Brasil 21”, com a temporada mais longeva da história, totalizando 100 programas.
Sem respiro, dois dias após o fim do BBB, a emissora deu início à nova temporada de “Mestre do Sabor”, reality culinário que vai durar um bom tempo na programação. Uma semana depois da final do “Big Brother”, a Globo também estreou o “No Limite”, que ficará no ar até a metade agosto. No segundo semestre, a promessa é uma nova temporada do “The Voice Brasil”.
Concorrência acirrada
Enquanto isso, a RecordTV retomou o “Power Couple Brasil” há poucos dias, esperando o fim do BBB 21. Ao mesmo tempo, a emissora já produz “A Ilha dos Famosos”, uma espécie de “No Limite”, só que exibido diariamente e promovendo o confinamento entre os participantes.
“Ilha” tem estreia prevista para 25 de julho e vai ocupar o espaço entre o fim do “Power Couple” e o início de “A Fazenda 13”, fazendo a RecordTV também não dar descanso ao telespectador até o fim do ano.
O SBT segue sua rotina de realities aos sábados normalmente, mas depois de anos, a emissora apostou em um novo formato e lançou “Mestres da Sabotagem” em abril, no horário anteriormente ocupado pela “Fábrica de Casamentos”.
Antes disso, o canal de Silvio Santos reinventou o “Bake Off Brasil” e produziu uma temporada inédita e exclusiva com celebridades durante a pandemia, resgatando parte do prestígio do reality, perdido pelo desgaste.
Na contramão
A Band, no entanto, não acompanha esse ritmo e deu uma folga ao seu principal produto 😮 “MasterChef Brasil”. Quietinha, a emissora vem trabalhando na produção que tem estreia prevista para o dia 06 de julho.
Sem gravações iniciadas, o reality da Bandeirantes trabalha em ritmo mais lento e sem fazer muito alarde, preservando o programa e deixando as demais emissoras esgotarem o telespectador com tantas opções.
Estrear em meio a essa overdose de realities shows pode acabar prejudicando o próprio “MasterChef”. Em julho, bem na metade do ano, se o público já estiver cansado de acompanhar tantos programas do mesmo estilo e com torcida, o interesse pode diminuir.
Riscos
Há também a estreia de Helena Rizzo, nova chef jurada do “MasterChef”, substituta de Paola Carosella. Sem Paola, o reality perde a força, já que ela sempre foi figura carimbada e uma das mais queridas pelo público.
Enquanto todas as outras emissoras entregam programas sem parar, a “demora” do “MasterChef” a entrar nessa corrida e a ausência da chef argentina podem afugentar o público já, possivelmente saturado, dessa maratona sem fim proposta pelas emissoras em 2021.
Nunca antes a TV aberta ofereceu tantos realities em um ano só e todos ao mesmo tempo, sem pausa, sem respiro. Se aproveitando da pandemia e acreditando num telespectador desocupado, as emissoras abusam dos formatos e esquecem que podem cansar a audiência.
Notícias mais lidas agora
- Horário eleitoral do 2º turno começa hoje; confira como ficou a grade de exibições em MS
- Mergulhador é contratado para furtar peixes de empresa avaliados em mais de R$ 1 milhão em MS
- Mulher é esfaqueada no tórax pelo marido e encontrada ensanguentada em frente de casa em MS
- Com mudanças no feriado, repartições municipais estarão fechadas a partir desta quinta-feira
Últimas Notícias
Empresas podem fornecer alimentos por R$ 1,1 milhão para Prefeitura de Aquidauana
Empresas foram habilitadas para contratação
Moradores do Novos Estados vivem momentos de tensão após queda de árvore e falta de energia
Árvore caiu por volta do meio-dia. Concessionária de energia e Corpo de Bombeiros trabalham no local
Atrativo turístico recebe obras de conservação do solo para manutenção dos rios de Bonito
Área produtiva de aproximadamente 45 hectares está recebendo as práticas
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.