Quer saber o que vai acontecer nos episódios de hoje das novelas da telinha? Confira os resumos das novelas desta quinta-feira (17):

Rede Globo

Cordel Encantado

Açucena e Jesuíno conversam e são surpreendidos pela presença de Herculano. Açucena se apavora e Jesuíno tenta acalmá-la. Patácio manda Batoré cuidar da segurança da corte do rei. Januário passa mal durante a conversa com Timóteo. Benvinda consegue convencer Herculano a levar Jesuíno após a morte de Januário. Januário tem um ataque de tosse e Antônia e Lilica o ajudam. Cícero leva Dora para ver Jesuíno e Açucena não gosta. Dora decide dar um voto de confiança para Timóteo. Januário acredita ter decifrado o telegrama do rei.

Patácio anuncia a chegada do rei para o povo. Galego tenta defender a irmã das ofensas de Tibungo, mas Damião o repreende. Juca leva Maria Cesária para ajudar Guiomar na cozinha. Virtuosa reconhece Cristina em uma foto e descobre que Açucena é a filha do rei Augusto. Guiomar impede Cesária de acrescentar ingredientes na comida preparada para o rei. Padre Joaquim coloca Nidinho de castigo na igreja. Antônia e Açucena reclamam por não poderem ir à festa para o rei. Herculano recepciona Augusto.

Belíssima

André se joga na frente de Vitória e é atingido pelo tiro. Bia e Medeiros fogem. André é levado em estado grave para o hospital. Mateus foge e deixa uma carta para a família. Ornela chora com o sumiço de Mateus, e se desespera ao encontrar um cartão na jaqueta dele. Alberto e Cyro marcam jantar com Érica e Giovana para elas se acertarem. Júlia visita André no hospital. Agonizando, ele diz que Vitória corre risco de morrer. Irritada porque o plano de ser a única dona da Belíssima deu errado, Bia aponta a arma para Medeiros e Yvete, e depois atira.

Antes de morrer, André diz que ama Júlia. Gilberto interroga uma mulher que diz saber quem é o filho de Bia e Murat. Luzineide, a mulher de Jamanta, aparece no casamento dele com Regina da Glória levando cinco filhos. Safira de despede de Isaac, que vai conhecer Israel com Freddy e Ester. A mulher diz que Vitória não é filha de quem ela pensa, e sim, de Bia Falcão. Tosca sai da cadeia e faz as pazes com Dagmar. Bento e Diva vão parar no xadrez. Gilberto diz que Bia está presa pelas mortes de André, Medeiros e Yvete. Vitória diz a Bia que é sua filha. Bia fica chocada e diz que, assim como não quis Vitória quando ela nasceu, também não quer agora.

Malhação – Vidas Brasileiras

Gabriela confronta Solange. Bryan elogia o desempenho de Santiago e Lourenço se anima. Deivide ameaça Santiago. Amanda descobre que não está grávida e é confortada por Verena e Talíssia. Kavaco apoia Amanda. Alex decide se afastar de Pérola, que se desespera. Márcio afirma para Alex e Paulo que Pérola irá se recuperar. Bryan exige muito esforço de Santiago. Jade e Michael tentam convencer Pérola dos efeitos de sua amnésia. Solange decide remanejar as aulas de Gabriela, que desabafa com Marcelo. Os alunos questionam o afastamento de Gabriela das aulas de Literatura. Santiago se aproxima de Raíssa. Solange suspende Dandara do colégio. Alex e Maria Alice se beijam. Bryan intimida Santiago.

Espelho da Vida

Cris/Julia descobre o segredo de Maristela. Gustavo suborna Graça para que ela diga a Cris/Julia que Danilo a deixou, e Teresa ouve. Otávio questiona um enfermeiro sobre o estado de saúde de Danilo. Isabel faz insinuações sobre Cris para Ana e Flávio. André afirma a Ana que Cris ficará bem. Ana conversa com Margot sobre a situação de sua filha. Isabel exige que Priscila fique longe de Cris. Cris/Julia revela a Dora sobre sua visita a Maristela, e a moça sugere que a amiga faça uma consulta com Graça sobre Danilo. Hildegard confronta Gustavo por conta dos quadros de Danilo. No presente, em Lisboa, Daniel admira o quadro de Julia, pintado por Danilo.

O Tempo Não Para

Marocas diz a Samuca que não pode abandonar a família. Petra recusa a proposta de Lúcio. Mariacarla avisa a Lúcio que Livaldo retirou a ação que movia contra Samuca. Miss Celine conta a Marocas que Kiki e Nico foram impedidas de dar início ao ano letivo. Helen não aprova as atitudes de Petra e Mateus contra os congelados. Cecílio tem sua carroça apreendida por um policial e é afastado da presidência da cooperativa. Padre Luís avisa a Agustina que ela está proibida de frequentar a igreja. Petra impede que Marocas saia da Criotec. Lúcio contrata Florêncio para roubar uma amostra do vírus na Criotec. Paulina e Barão encontram um cartaz ofensivo próximo à loja da Kikinico. Um Oficial de Justiça apresenta uma notificação avisando que a Kikinico deve ser fechada. Samuca exige que Petra liberte Marocas.

O Sétimo Guardião

Gabriel afirma a Judith que Luz pode ir ao casarão recolher livros para a biblioteca. Gabriel revela aos guardiães o ocorrido com León, e orienta Machado a intimar Sampaio a depor. Valentina alerta Sampaio para negar o crime na delegacia. Laura e Olavo vão para . Marilda suborna Robério para conseguir água da fonte. Neide confronta Sampaio na delegacia. Eurico paga Ypiranga para iniciar a obra de instalação da antena de telefonia. Lourdes confronta Socorro. Geandro diz a Júnior que tentará esquecer Lourdes Maria. Robério despista Judith e consegue a água da fonte para Marilda. Neide exige explicações de Judith e Gabriel sobre a melhora de León. León intimida Valentina. Valentina procura Machado. Luz e Júnior vão ao casarão de Gabriel.

SBT

Teresa

Paloma é atropelada por um carro e chega gravemente ferida ao hospital. Muito mal, ela tenta dizer a Arthur o que sabe de Teresa. Mariano pede a Arthur que saia. Paloma, agonizando, diz que esteve com Arthur durante a noite passada e morre. Teresa diz a Aurora que, apesar de tudo, a morte de Paloma a afetou muito. Aída diz a seu pai que não sabe se poderá perdoá-lo, pois dói muito que ele tenha traído sua mãe com uma mulher que nem importância lhe deu. Teresa diz a Joana que nem morta Paloma deixa de a dar problemas e que a incomoda que Arthur sofra por ela. Joana responde que Paloma já está no céu e o melhor seria esquecê-la e apoiar seu marido.

Arthur diz a Fernando que não acreditou que a morte de Paloma o afetaria tanto. Ele lembra que em seus últimos momentos ela tentou lhe dizer algo. Teresa habilmente diz a Luisa que há alguns dias Paloma a telefonou para dizer lhe que Arthur estava com ela, mas pede a amiga que não diga nada, pois não tem como provar essa informação. Rubens, cinicamente, exige que Esperança volte para ele dizendo a que deixará sua esposa. Esperança o rejeita. Teresa diz a Mariano que o destino tem se empenhado em os juntar. Aída chega, beija Mariano e diz que sempre vai cuidar dele. Mariano retribui e diz que não tem olhos pra nenhuma outra mulher. Teresa os observa furiosa.

Carrossel

Maria Joaquina amassa o desenho que Cirilo entregou para ela. O menino fica observando tudo em choque e chora. Ele pega o papel amassado no chão e reabre a folha. Enquanto isso, Jaime conta para Mário e Paulo que está apaixonado. Paulo e Mário diz que para agradar uma menina é preciso dar galinhas de presente. Eles dizem que a moda do momento é dar galinha viva para as mulheres. Mais tarde, na sala de aula, Helena apresenta um grande ex-jogador que irá treinar as crianças para o campeonato interescolar de futebol, se trata do Pedro Villas (Fábio Villa Verde), conhecido como ‘Furacão'. Helena avisa que Jurandir será o assistente técnico de Pedro. Helena conta outra novidade para as crianças, diz que Tom mandou um e-mail com uma foto contando que tudo está bem em sua nova casa no interior. As crianças ficam felizes e querem ver a foto.

Jaime chama seu pai para conversar. O menino pede adiantamento do dinheiro que sempre recebe em seu aniversário. Jaime diz que é para comprar uma galinha. Rafael pede explicações e Jaime diz que é para dar de presente. Durante o intervalo, Cirilo entra silenciosamente na sala de aula, vê que Jaime não saiu para o pátio e que desenhou um coração em seu caderno com os dizeres ‘Melissa e Jaime'. Rafael conversa na sala dos professores com Helena. O mecânico diz que o filho está com comportamento diferente. Jaime pede para Cirilo guardar segredo. O menino diz que não consegue guardar segredo. Jaime sai correndo atrás de Cirilo. Rafael vê a cena e fala para o filho parar de correr pelo pátio. Jaime acaba revelando tudo para Helena após uma conversa. Mais tarde a professora conta para Rafael que Jaime está apaixonado.

Melissa e Ricardinho conversam e fazem juras de amor, embora tenham decidido se conhecer melhor antes de namorar. Melissa também pede segredo sobre a relação dos dois. As meninas descobrem que Paulo fez uma página falsa na revista e decidem fazer uma sessão de fotos para mostrar para ele como é que se fazem fotos de um desfile. Para isso elas usam roupas e maquiagem da prima de Valéria, Melissa. Rafael conta para Eloisa que Jaime está apaixonado por uma menina mais velha, de 14 anos. Mais uma vez, Helena chama Mário e Paulo para conversar e chama a atenção deles por convencerem Jaime a presentear uma menina com uma galinha. Helena diz que os meninos devem desfazer a brincadeira maldosa ou serão punidos. Mais tarde, Mário e Paulo vão até a casa de Jaime e insistem na história da galinha.

Os dois sugerem que Jaime pegue uma das galinhas da casa de Cirilo ao anoitecer e que deixe uma promissória prometendo pagamento. Enquanto isso, Melissa aceita namorar Ricardinho. Jaime está preocupado em magoar Cirilo e também cometer um roubo, mas Mário e Paulo garantem que é tudo correto. Melissa e Ricardinho estão juntos na porta do apartamento de Valéria e uma mulher passa de bicicleta. Ricardo não resiste e olha para a garota deixando Melissa irritada. Os dois sobem para o apartamento. Melissa devolve as flores do rapaz e diz que pode ir atrás dela. O rapaz diz que olhou para ela, pois não gostou da roupa que ela estava usando. Melissa acredita e perdoa o rapaz. Assim que Ricardinho sai do apartamento, ele vai direto puxar assunto com a garota da bicicleta. Os meninos saem escondido durante a noite e vão até a casa de Cirilo para pegar uma de suas galinhas preferidas.

As Aventuras de Poliana

Roger fica furioso com a presença de Verônica no escritório. Filipa planeja um plano contra Poliana. Nadine diz para Verônica que quer saber mais sobre o Comitê do Laço Pink, pois está interessada em fazer parte dele. Luca pede para fazer dupla com Mirela na aula de Iuri e Raquel começa a desconfiar. Brenda e Gabriela, de longe, tiram sarro de Mirela por ela estar caindo no plano de Luca. Débora enaltece Filipa na aula de dança e tenta desanimar Poliana sobre seu desempenho. Filipa inicia seu plano contra Poliana e o Mural do Contente. Nanci procura Waldisney na O11O para confrontá-lo sobre a ameaça que Iuri sofreu. Ele inverte o jogo e Nanci fica com pena dele.

Poliana conta para João, Éric e Kessya que Filipa vai em sua casa ensiná-la a melhorar suas habilidades na dança. Afonso aconselha Durval a pedir Claudia em Namoro. Filipa destrata Nanci. Poliana, Yasmin e Filipa começam o ensaio. Glória convida Raquel para ir até sua galeria. Filipa pede para Yasmin tirar foto de todo mundo que está no Mural do Contente. Escondida, Filipa aumenta a temperatura do forno para o bolo de Nanci queimar. Glória convida Guilherme para ir à galeria, sem Raquel saber, para armar um encontro entre eles. Nadine vai até a reunião do CLP. Nanci se encontra com Iuri na padaria e Waldisney chega chorando. Gael, Benício, Lorena e Mário continuam espionando a casa de Sr. Pendleton. Waldisney diz para Nanci que está com uma doença terminal e ela acredita. Sr. Pendleton chega em casa e percebe a presença das crianças. Claudia pede Durval em namoro.

Cúmplices de um Resgate

Isabela fará a prova de matemática no lugar de Manuela e Manuela a audição no lugar de Isabela. Safira diz para Fortunato que está pensando em mandar Priscila para um intercâmbio bem longe. Manuela, que finge ser Isabela, inventa estar doente para não ir para a escola. Marina desconfia que a menina não está doente. Flora pensa no que Fausto havia lhe dito sobre abandonar seus sobrinhos. Meire vai até a casa de Flora reclamar de Joaquim, Julia e Felipe. Manteiguinha percebe mais uma vez que é uma impostora se passando por Manuela. Manuela, que finge ser Isabela, pede para Orlando estar presente durante a audição.

Orlando garante que estará na gravadora. Flora diz para Fausto que colocará os sobrinhos de castigo por tempo indeterminado, pois não aguenta mais reclamações sobre eles. Alicia entrega para Flora o pagamento pela participação dos sobrinhos na banda da gravadora. Flora repensa se irá mesmo proibir que eles façam parte da banda. Rebeca confessa para Clara que gostou da serenata que recebeu de Otávio. Ela diz que está gostando dele, mas se sente insegura quando pensa na filha e no Pedro. Na escola, a professora Flávia se surpreende que Manuela não errou nenhuma questão da prova de matemática. Regina chega com Isabela, que na verdade é Manuela, para fazer a audição na gravadora. Manuela, que na verdade é Isabela, se diverte com os amigos do vilarejo no haras. Na audição, Manuela consegue soltar a voz fingindo ser Isabela e surpreende a todos.

Regina diz que Geraldo precisa dar um jeito para Isabela não entrar na banda, mas o homem diz que Arthur gostou dele e dificilmente não irá querer ela como vocalista. Isabela e Manuela se encontram para desfazer a troca. Isabela diz que a professora Flávia quer falar com a mãe de Manuela, pois acertou todas as questões da prova de matemática. Téo fala com Mateus por telefone e diz que possuem a missão de não deixar que a professora converse com a mãe de Manuela. Com ajuda de Dóris, eles decidem usar o rato Tuntum para assustar a Flávia.

RECORD

Bela, a Feia

Luddy planeja sabotar os salgados de Regina. Luiza acompanha atentamente Bernardo, que continua tentando seduzir Bela. Nervosa, ela solta uma risada bem alta. Verônica se diverte. Guto não acredita no que vê. Bernardo elogia o cheiro de Bela, que diz não usar perfume. Ele, então, elogia o amaciante de roupa e Bela solta mais uma risada nervosa. Luzia fala com Bela de Bernardo, mas ela diz não estar interessada. Clemente volta a tentar tocar seu violão, mas ainda não consegue. Armando mente para Samantha, dizendo que a carteira chegou pelo correio. Ele diz que Epitácio Januário está quase bom e em breve poderão visitá-los. Samantha fica desconfiada. Sheyla continua investindo em Nelson.

Vanda e Ariosto convivem harmoniosamente, depois de anos. Sheyla desabafa com Hortência que Nelson nunca dá atenção a ela. Hortência a aconselha a esquecê-lo. Ela decide investir em alguém que seja o oposto de Nelson. Bela leva Bernardo à sala de Rodrigo. Dinho procura foto de Rodrigo na internet. Rodrigo estranha ao perceber que Bernardo tenta seduzir Bela. Diogo vai até a casa de Ricardo. Verônica combina de sair com Dinho. Bela leva Bernardo ao almoxarifado. Ele continua investindo em Bela, que está cada vez mais envergonhada. Sheyla conta a Dinorá que vai tomar um novo rumo em relação a sua vida amorosa. Dinorá aconselha que ela mude o visual. Sheyla pede indicação de salão e Dinorá khe dá o cartão do Montezuma. Ricardo fica perplexo ao ouvir o relato de Diogo, que exige a demissão de Adriano. Ricardo diz que nunca irá demitir o sobrinho. Diogo, indignado, diz que Ricardo está cometendo um grande erro.

Diogo vai embora e Ricardo fica tenso. Sheyla chega ao Montezuma e chama a atenção de todos. Ícaro fica nervoso, quando Elvira diz que ele vai atendê-la. Ela acha graça e diz que Ícaro era o nome de seu porquinho da índia. Verônica conta a Adriano que Bela caiu na lábia de Bernardo. Rodrigo pergunta a Bela o que ela achou de Bernardo. Ela diz que gostou e Rodrigo fica. incomodado. Verônica vai cobrar satisfação de Rodrigo, por ter liberado Bela mais cedo. Ele se irrita e diz que Bela é a única pessoa que trabalha na agência, e ainda deu um aumento a ela. Verônica fica irritadíssima e diz que Rodrigo está apaixonado por Bela. Verônica sai e Rodrigo fica pensativo. Sheyla fica horrorizada com o penteado anos 80 que Haroldo faz em seu cabelo. Ícaro finaliza com pequenos retoques e ela muda de opinião. Magdalena e Elvira trocam olhares sem entender a situação. Luddy planeja sabotar os salgados de Regina para que não sejam mais vendidos no bar do Clemente e Nati não trabalhe mais com Max.

Essas Mulheres

Ordália passa muito mal e não consegue se mexer. Bela conta à Lemos que foi Mila quem fez a caricatura. Alfredo diz a Fernando que se preocupa com Mateus. Torquato chega para cuidar de Ordália. Adelaide contente com a situação. Inácio pede a Lúcia que deixe Paulo. Adelaide se encontra com Lemos. Ela se entrega à ele.

Hermes segue Marli que está junto com Lobato. Torquato diz que a situação de Ordália é muito grave. Laura e Tadeu fazem um piquenique. Duarte dá um colar para Mariquinhas. Paulo chega para ver Lúcia, e ela manda Nina falar que ela não está. Ana diz a Pedrinho que ela vai ser obrigada a se casar com Teodoro.

A Terra Prometida

Acã desconversa e diz que veio avisar que viu uma estranha na tenda de Raabe. Durgal aconselha Yussuf a se casar logo com Melina. Tiléia diz para Arauto que precisa de um tempo. Durgal manda os guardas prenderem Iru no calabouço. Ruth conversa com Tirda e finge ter gostado da noite de núpcias. Inês aconselha Sama. Acã avisa a Josué sobre a estrangeira que viu na tenda de Raabe. O líder deduz que se trata de Yana. Ula avisa Melina sobre a raiva de Kamir. Arauto ajuda Durgal a se vestir para o casamento da sobrinha com Yussuf.

Nobá diz não acreditar que Orias tenha fugido sem motivo. O sapateiro caminha no deserto se afastando do acampamento. Acsa e Noemi se preocupam com o sumiço de Iru. O jovem guerreiro acorda dentro da masmorra do palácio. Arauto se distrai pensando em Tiléia e é questionado pelo rei. Laila alerta Elidade para o perigo de Rune não poder consumar o casamento. Revoltado, o guerreiro pede para Livana anular o casamento. Noemi diz que Laís será sempre bem-vinda em sua tenda. Boã se incomoda com a aproximação de Ruth.

Zuma tenta acalmar Tobias. Léia critica o estrangeiro núbio. Josué dá início ao julgamento de Tobias. Zaqueu testemunha e conta o que aconteceu. Quemuel elogia a atitude do filho de ter se entregado. Acã diz que o Monstro Hebreu deve ser punido. Mara envenena Jéssica contra Raabe. Elói e Jesana levam Yana de volta para a tenda de Darda. Rune chama Jesana e diz que precisa dizer algo importante. Léia implora para livrarem seu filho. Tobias assume toda a culpa diante de todos. Jesana aconselha Rune a ter paciência e diz que o guerreiro ainda poderá ter uma vida normal ao lado de Livana.

A moça procura Laila e diz que Rune quer anular o casamento. Tobias culpa Zaqueu por ter sido capturado pelos cananeus de Jericó. O Monstro Hebreu surpreende a todos ao dizer que Chaia é o grande amor de sua vida. No pal[acio de Ai, Ravena realiza uma cerimônia para unir Yussuf e Melina. Os hebreus pedem para Tobias ser apedrejado. Léia implora para livrarem seu filho. Josué condena Tobias a receber vinte chibatadas diante de todo o acampamento de Gilgal. Ravena oficializa a união entre Yussuf e Melina. Amarrado em um tronco, Tobias começa a receber as chibatadas.

Jesus

Zaqueu diz que será um prazer receber Jesus em sua casa. Simão Zelote diz não confiar no publicano. Caifás pressiona Tiago Justo, mas o rapaz não revela o motivo que o fez desistir de se casar com Deborah. Em conversa com Adela, Barrabás diz que agiu a mando de Caifás. Pilatos critica a sugestão de Claudia para Antipas. Petronius reencontra Maira Madalena. Barrabás avisa a Caifás que não irá matar Jesus e ameaça o Sumo-Sacerdote.

Zaqueu convida todos os seus amigos e nobres para o banquete que oferecerá para Jesus. O publicano fica decepcionado ao saber que ninguém aceitou o convite. Susana desabafa com Maria Madalena. Noemi nota a tristeza de Petronius. Abel se despede de Chuza e Joana. Jesus e os apóstolos são recebidos por Zaqueu. O Hidrópico fala de sua vontade de rever a família e Cláudia e avisa que ele será um rapaz livre.