Pular para o conteúdo
Cotidiano

Com geada forte, produtores estimam perdas de 20% em lavouras no sul de MS

Lavouras de milho e feijão, por exemplo, foram impactadas pelas geadas no Estado
Priscilla Peres -
Lavouras em Laguna Carapã. (Foto: Divulgação/Sindicato Rural)

O dia amanheceu com termômetro marcando 1,6°C em Laguna Carapã, nesta quarta-feira (25), e a geada caiu forte no município. O cenário coloca produtores rurais em alerta, já que a geada tem potencial para danificar e até comprometer lavouras inteiras.

O produtor João Firmino, que integra a diretoria do Sindicato Rural de Laguna Carapã, conta que no município foram dois dias seguidos de geada, mas a desta manhã foi muito mais forte. “Hoje foi bem mais forte que a de ontem”, disse.

A grande preocupação da agricultura no momento é com a do milho safrinha, que começa a entrar em fase de colheita. Porém, o produtor explica que, como a maioria do milho já está em estágio avançado, o estrago é menor.

João Firmino estima que 20% da lavoura de milho seja afetada, o que é pouco comparado aos estragos da geada em outras plantações. “Tem um amigo com feijão plantado que perdeu tudo, é uma cultura muito sensível”, explica.

Geadas impactam safra de várias formas

Seja em desenvolvimento, seja na colhida, a produção de milho pode ser afetada de várias maneiras pelas geadas. A Famasul destaca que lavouras em estágios mais sensíveis de desenvolvimento podem sofrer impactos maiores, mesmo diante de geadas fracas a moderadas.

Nas áreas em ponto de colheita e aguardando apenas a redução da umidade dos grãos, os efeitos da geada tendem a ser pontuais, impactando mais a qualidade do que a produtividade, segundo informações do Departamento Técnico do Sistema Famasul.

De acordo com o projeto Siga MS, no Sul e região centro do estado, predomina o milho em estágios entre R3 e R6. No sudoeste, as lavouras estão mais heterogêneas, variando de VT a R6. Já na região do sul-, há áreas em V6 até R6.

De acordo com levantamento do projeto Siga MS, 48% da safra de milho se encontra nos estádios mais suscetíveis, sendo que metade disso está em estádio fenológico de grão pastoso (R4), em que o efeito adverso de geadas pode chegar nos níveis de 25% a 40% de redução da produção, e a outra metade está em grão leitoso (R3), podendo causar o abortamento do grão, a depender da intensidade do evento.

Milho safrinha

A safra de milho 2024/2025 está em andamento em e, em algumas regiões, está se iniciando o período de colheita. A estimativa para o milho da 2ª safra indica que a área cultivada deve atingir 2,103 milhões de hectares, com produtividade média de 80,8 sacas por hectare.

De acordo com a Aprosoja/MS (Associação de Produtores de Soja de MS), a produção está estimada em 10,199 milhões de toneladas, representando aumento de 20,6% em comparação com o ciclo anterior.

A safrinha ocupa 47% da área destinada à soja no Estado, redução significativa em comparação aos 75% que já ocupou anteriormente. A cultura tem perdido força devido ao alto custo de produção e às condições climáticas adversas que estão afetando seu desenvolvimento. Esses fatores aumentam o risco associado à atividade. Portanto, os produtores estão optando por diversificar a segunda safra.

✅ Siga o @midiamax no Instagram

Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰

🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!

🔔 Clique aqui para seguir e não perder nada!

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Cerveja ficou mais cara no Centro-Oeste, aponta pesquisa sobre variações de preço

TCE-MS vai pagar R$ 371 mil para empresa gerenciar frota de sete veículos

Carne bovina: Abrafrigo prevê perda de US$ 1,3 bilhão em 2025 com tarifa dos EUA

Festas julinas interditam ruas de Campo Grande neste fim de semana; confira

Notícias mais lidas agora

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

Alexandre de Moraes determina que Bolsonaro use tornozeleira e fique sem redes sociais

Sejusp determina que nova nomeação de perito alvo do Gaeco seja suspensa e fala em ‘erro material’

Últimas Notícias

Cotidiano

Com alerta de queda de temperatura, Ponto de Apoio permanecerá ativo no Parque Ayrton Senna nesta sexta

O espaço será aberto às 18h e atenderá pessoas em situação de rua

Esportes

Nova técnica do Fortaleza será 1ª mulher à frente de time masculino no basquete brasileiro

Nova treinadora chamou atenção por suas habilidades com desenvolvimento pessoal e coletivo durante os treinamentos em times no exterior

Transparência

Justiça nega liminar e mantém assessor de Claudinho Serra preso por corrupção e lavagem

Os dois estão presos há mais de uma mês

TV & Novela

Maria do Bairro completa 30 anos e ganha nova reprise imediata no SBT; veja que dia começa

Decisão foi tomada de última hora e novela começa "para já" na programação da emissora, sem muito aviso prévio