A primeira parte do episódio deste domingo (21) de pegou fogo e pode-se ver que alguns participantes játem estratégias claras. No primeiro momento, os participantes foram apresentados à Caixa Misteriosa que trouxe sete tipos de pimentas diferentes: scorpion, pimenta de cheiro, dedo-de-moça, habanero laranja, jalapeño, aji amarelo e pimenta chocolate, de diferentes origens e níveis de picância. “A escala de ardência vai de 0 a 2 milhões”, avisa Fogaça.

Os cozinheiros amadores poderiam escolher qualquer tipo de prato, desde que contasse com um dos ingredientes da caixa. O grande destaque foi Helton, 19 anos, o caçula do grupo. Ele teve de mudar tudo de última hora: de pão de queijo que gostaria de fazer, fez uma tarte tatin e, do sorvete que também desejava apresentar, fez um creme de pimenta de cheiro.

Renan e Fernando foram os outros destaques e o jogo esquentou com as vantagens que eles obtiveram. Helton pode escolher duas pessoas para subir ao mezanino, enquanto os demais puderam vetar, cada um, mais dois participantes. Sobrou para André e para Eduardo, que foram para a prova de eliminação.

Após a vitória, a prova de eliminação consistiu no uso dos cogumelos distribuídos em três formas por Helton para os outros concorrentes: fresco, conserva e secos. O mais novo do grupo escolheu André, Juliana e Rodrigo, para se virarem com as opções em conserva.

Rosana, eliminada da semana, optou por usar uma massa pronta para harmonizar com os cogumelos, protagonista do prato, só tendo trabalho com o molho. Segundo as próprias palavras dos chefs, ela fez um prato de “merenda escolar”, sem muita ousadia.

A participante ficou na berlinda com Haila, que fez um brigadeiro na primeira prova que deixou Paola sem palavras: “Brigadeiro? Leite condensado, cacau e colher de pau. Todo mundo no Brasil sabe fazer. Uma criança de 7 anos sabe fazer. O que você está fazendo aqui, Haila?”, detonou a chef.