A situação se agravou a partir de 2003

As tentativas de Gugu Liberato de retornar ao SBT em 2018 estão causando fortes reações nos bastidores da emissora. Praticamente todos os executivos de Silvio Santos são contrários à ideia.

Além da falta de espaço na grade e do fato de o apresentador ter abandonado a casa em um momento de fragilidade, eles têm um terceiro argumento, igualmente contundente: “Gugu não dá mais audiência nem traz faturamento”, diz um diretor do SBT, que pede para não ser identificado.

De fato, Gugu não é mais o Gugu que incomodava a Globo no final dos anos 1990 e início dos 2000. Desde 2001, quando seu Domingo Legal cravou 21,6 pontos na Grande São Paulo, dividindo a liderança com a Globo, ele desce a ladeira no Ibope. A situação se agravou a partir de 2003, quando levou ao ar uma entrevista com falsos integrantes do PCC fazendo ameaças a personalidades em alta na época.Diretores do SBT rejeitam volta de Gugu: 'Não dá mais audiência'

Gugu deve fechar 2017 com o pior ano de sua vida nos números do Ibope (veja gráfico no final deste texto). Até agora, ele repete os 7,3 pontos de 2013, quando a Record o tirou do ar, rescindiu um contrato milionário e entregou seu horário aos domingos para Rodrigo Faro. Mas a tendência é de queda até dezembro.

Na cúpula do SBT, a avaliação é a de que, se Gugu não está funcionando na Record, também não vai dar certo na rede de Silvio Santos. E, se a Record não o quer mais, o SBT não deve lher dar as mãos, afinal, em 2009, ele “abandonou” a emissora, foi ingrato com a casa que o criou e que lhe deu apoio durante a crise do PCC.

Nas últimas semanas, Gugu tem enviado sinais de que quer voltar ao SBT. Intensificou seus encontros com o cabeleireiro Jassa, conselheiro informal de Silvio Santos, e mandou um representante conversar com diretores da emissora.

Seu contrato com a Record vence em 31 de dezembro e, até agora, houve um único encontro para tratar da renovação. A rede de Edir Macedo quer manter Gugu, mas ele não é mais prioridade. Seu horário nas noites de quartas-feiras deverá ser ocupado em 2018 por temporadas de programas como o de Buddy Valastro e Xuxa Meneghel. Se continuar na Record, Gugu terá um novo formato.

Apesar da oposição dos diretores e das filhas de Silvio Santos, não é impossível o retorno de Gugu ao SBT. Tudo vai depender de Silvio Santos. O apresentador e empresário, no entanto, não tem falado sobre Gugu com seus executivos. Isso quer dizer, na interpretação deles, que Silvio não considera a possibilidade de trazer o pupilo de volta.