Telenovela é líder no serviço “on demand”

Não é só na TV convencional que a novela “Os Dez Mandamentos” vem surpreendendo em audiência. O folhetim bíblico da Record foi o líder em audiência na primeira pesquisa Ibope de conteúdo televisivo on demand (sob demanda). Segundo fontes do mercado, “Os Dez Mandamentos” surgiu como o programa mais assistido sob demanda em setembro, primeiro mês oficial da pesquisa.

O segundo lugar ficou com a novela “Verdades Secretas”, da Globo. Já o terceiro programa mais assistido sob demanda é um conteúdo da TV paga: a sitcom “Vai Que Cola”, do Multishow. Entre as séries internacionais mais acessadas está “The Big Bang Theory”, da Warner.

O novo serviço do Ibope foi lançado no mês passado, e usa como base os dados de audiência de programas assistidos sob demanda. A nova tecnologia é integrada ao peoplemeter DIB 6, que reconhece o áudio da atração assistida e o atribui a respectiva emissora de TV. O principal objetivo é mensurar novos hábitos de consumo de vídeo dos brasileiros e realizar uma entrega de resultados mais completa.

A medição contempla o conteúdo sob demanda oferecido por operadoras de TV paga, além do conteúdo assistido com o auxílio de mídias externas, como laptops projetados na televisão, pen drives, HDs externos e aplicativos de SmartTVs, como YouTube e Netflix. Os aparelhos periféricos como consoles de videogame, AppleTV e blue-ray também entram na conta, assim também como conteúdos gravados da TV para assitir em outro horário que não o de exibição original.

O objetivo é mensurar o conteúdo consumido por meio de diferentes dispositivos conectados ao aparelho de TV.