O galês Gareth Bale, 24 anos, é enfim reforço confirmado do Real Madrid. No fim da tarde deste domingo na Espanha, o clube madrileno anunciou o ponta esquerda galês que pertencia ao Tottenham. A negociação para contratá-lo se arrastava havia algumas semanas e foi anunciada oficialmente na véspera do fechamento da janela de transferências. A apresentação oficial foi marcada para segunda-feira.

Por Bale, o Real Madrid deve investir entre 90 e 100 milhões de euros (R$ 270 a R$ 300 milhões), o que poderá fazer dele a maior transferência da história do futebol. Cristiano Ronaldo, contratado por 94 milhões de euros há quatro anos, lidera esse ranking. O terceiro colocado, Zinedine Zidane, e o quarto, Luis Figo, vêm na sequência também em negócios que tiveram o Real como comprador.

Melhor jogador da última temporada do Campeonato Inglês, Bale era o principal objetivo de mercado do Real para responder à chegada de Neymar ao Barcelona. Dono de um chute poderoso de pé esquerdo, o galês anotou 21 gols em 33 jogos disputados na edição passada. O Tottenham, porém, não conseguiu vaga na Liga dos Campeões.

No Real Madrid, Bale irá se juntar a outros reforços por quem o clube já investiu outros 80 milhões de euros. Os espanhóis Isco, Illarramendi, Carvajal e ainda Casemiro foram contratados junto do treinador italiano Carlo Ancelotti.

A chegada de Bale, agora oficial, é indício de que Kaká deve ser liberado a qualquer momento. Vice-presidente do Milan, Adriano Galliani foi a Madri neste domingo para acertar detalhes para a contratação do jogador brasileiro. Na última semana, Kaká reivindicou publicamente a transferência. O alemão Mesut Özil, que interessa ao Arsenal, é outro que pode deixar o Santiago Bernabéu.