Pular para o conteúdo
Teatro

Fulano di Tal estreia espetáculo ´Outros Dois´, inspirado em Caio Fernando de Abreu

O grupo de teatro Fulano di Tal estreia o espetáculo ´Outros Dois´, livremente inspirado em ´Aqueles Dois´ de Caio Fernando Abreu
Arquivo -

O grupo Fulano di Tal estreia o espetáculo ´Outros Dois´, livremente inspirado em ´Aqueles Dois´ de Caio Fernando Abreu. A obra é uma performance híbrida, que mistura, principalmente, o e o teatro para criar um trabalho poético e futurista em meio ao caos urbano. As apresentações são gratuitas e acontecem de 24 a 27 de março, às 19h30, pelo canal do Youtube do grupo.

Antes das encenações, de 16 à 18 de março, das 14h às 18 horas, o grupo realiza a oficina teatral ´Outros de Nós Dois´. Este projeto foi contemplado pela LAB-Lei Aldir Blanc 2020, por intermédio da Prefeitura Municipal de , através da Secretaria de Cultura e (SECTUR) e gerido pelo Fundo Municipal de Incentivos Culturais – FMIC.

Espetáculo ´Outros Dois´

´Outros Dois´ nasceu das experiências de um coletivo de artista, o Fulano di Tal, disposto a encontrar formas de apresentar um espetáculo teatral utilizando as plataformas digitais para evitar aglomerações desnecessárias neste momento de pandemia. O diretor e dramaturgo desta obra, Fernando Lopes Lima, tenta retirar o teatro das garras do áudio visual simples, com cortes e planos que nada tem a ver com o teatro, trazendo para o vídeo os desafios de uma obra ao vivo, ativa e efêmera. No espetáculo a cidade é o cenário, os transeuntes são os figurantes, a trilha torna tudo mais dramático, os atores são, também, cinegrafistas e o público, de casa, é a testemunha deste manifesto efêmero-cinematográfico-teatral.

Fulano di Tal estreia espetáculo ´Outros Dois´, inspirado em Caio Fernando de Abreu
(Divulgação, Vaca Azul)

“Luz, câmeras dos celulares, relógios, ação e tudo é poesia-imagem-som-movimento. Raul e Saul, personagens do conto original, vão aparecendo no filme como espectros do amor, do amor verdadeiro, sem barreira, do amor que pretende amar, desse amor que está por aí perdido e nós, em 60 minutos, pretendemos encontrá-lo. O roteiro do espetáculo é todo baseado no tempo cronológico, mas a performance permanece no tempo histórico em marcas estéticas deixadas, como presentes, na cidade; cartazes, filipetas, desenhos e escritos, serão a contribuição poética no mobiliário urbano. Todo objeto estético é um monumento histórico”, destaca Fernando Lopes.

O público, de onde estiver assistindo em seus computadores e ou celulares, testemunhará as interferências do público desavisado, por tanto imprevisível, das ruas. Assim, a história é criada e exibida ao vivo e, apesar do roteiro, não haverá possibilidade de mera repetição, a cada dia o público assistirá um espetáculo diferente, bem como é uma obra teatral. No palco apresentam-se Edner Gustavo, Irineu Junior e Marcelo Leite. Dramaturgia de Movimento de Marcos Mattos e Trilha Original de Ewerton Goulart. Classificação: 14 anos.

Oficina teatral ´Outros de Nós Dois´

Fulano di Tal estreia espetáculo ´Outros Dois´, inspirado em Caio Fernando de Abreu
(Divulgação, Vaca Azul)

A oficina nasceu a partir dos processos pelos quais o grupo passou em 2020 com nas áreas das artes cênicas e audiovisual, pesquisando dramaturgias: do Texto (com Anderson Bosh do Grupo UBU); do Movimento (com Marcos Mattos da Cia Dançurbana); da Voz (com Marjorie Matsue e Fernando Lopes Lima da Cia Teatro do Mundo) e; do Audiovisual (com Helton Pérez e Hana Chaves da Vaca Azul).

“Esta oficina que iremos realizar é uma parte importante do processo de montagem pois é uma reflexão das experiências vividas para o espetáculo ‘Outros Dois’, até o momento. O conto ´Aqueles Dois´, do escritor Caio Fernando Abreu, e a relação corpo e cidade será terreno dessa vivência. Iremos passar pelos momentos e discussões mais importantes do processo criativo do espetáculo, buscando novos olhares e percepções sobre as questões da obra que estão sendo tecidas pelo grupo”, ressalta o produtor e ator Edner Gustavo.

A oficina teatral será ministrada pelos atores do espetáculo Edner Gustavo, Irineu Junior e Marcelo Leite. A ação é voltada para atores e profissionais da área (com mais de 18 anos) e acontece nos dias 16, 17 e 18 de março, das 14h às 18 horas. São 10 vagas e as inscrições devem ser feitas pelo telefone/whatsapp (67) 99202-0449 até 12 de março. Os selecionados serão divulgados no dia 14 nas redes sociais do grupo.

Serviço

As apresentações do espetáculo ´Outros Dois´ são gratuitas e acontecem de 24 a 27 de março, às 19h30, pelo Youtube do grupo Fulano di Tal. Já a oficina teatral ´Outros de Nós Dois´ acontece de forma presencial nos dias 16, 17 e 18 de março, das 14h às 18 horas, na Plataforma Cultural (avenida Calógeras, 3.015, centro), com público limitado e conforme as medidas de prevenção e regras de biossegurança contra o novo coronavírus. Inscrições para a oficina pelo telefone/whatsapp (67) 99202-0449 até dia 12. Mais informações pelo FacebookInstagram ou pelo site www.fulanodital.com.br.

Compartilhe

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados