Após 8 meses de interrupção do presencial em , nesta semana o público de Campo Grande pode assistir gratuitamente o espetáculo Guardiões com o Teatral Grupo de Risco. A peça acontece à partir desta quinta-feira (19) respeitando as medidas de segurança: uso de máscaras, distanciamento e uso do álcool em gel.

“Todas as precauções foram tomadas por conta da pandemia, para garantir a proteção dos atores e público. Estamos seguindo à risca as normas exigidas pelos órgãos de saúde”, garante Fernanda Kunzler, atriz e produtora do projeto Serão três apresentações nos dias 19, 20 e 21 de novembro, às 19h30, no Espaço Teatral Grupo de Risco, localizado na Rua José Antônio, 2170.

O espetáculo faz parte do projeto “Para Além do Centro – 31 Anos”, que começou no inicio do mês com apresentações em regiões periféricas de Campo Grande. Já foram realizadas quatro apresentações nos bairros Pioneiros, Coophavila e Coophatrabalho. O projeto busca viabilizar a manutenção das atividades do Grupo por meio da descentralização da produção teatral com apresentações de espetáculos teatrais que compõem o repertório em cartaz do Grupo.

Ainda estão previstas uma oficina de formação teatral e a montagem do espetáculo “Do jeito que é hoje em dia”. Todas as ações propostas serão gratuitas. O projeto foi aprovado via edital /2019, Secretaria de Cultura e Turismo e Prefeitura de Campo Grande.

Após 8 meses, teatro de MS terá apresentações presenciais nesta semana
(Divulgação, VACA Azul)

Sinopse

A encenação faz uma leitura contemporânea da região pantaneira. Os habitantes possuem uma relação simbiótica com o território que habitam e que, gradativamente, vão sendo expulsos da região. Os personagens sentem-se em desequilíbrio, assim como todo o ambiente, e enfrentam dificuldades com o novo sistema que se estabelece. A nova realidade que se impõe no território, fere as estruturas econômicas e sociais: o pantaneiro vislumbra a do seu mundo.

É uma encenação que apresenta o modelo de “desenvolvimento” oferecido à nossa sociedade pelo sistema econômico vigente no mundo. O universo abordado é retratado de forma sintética: o cenário virtual, infinito e neutro, as cores só aparecem ao longe. Os atores e atriz são personagens que quase se confundem com o cenário, são quase invisíveis, a dureza do território está entranhada em seu modo de ser, de lutar, possuem uma simbiose bem peculiar e, ora animais, ora homens, vivem nesse cenário chamado pantanal, muito embora o tema tratado seja sério, há momentos lúdicos, delicados e também com toques de ironia e sátira.

Serviço

Espetáculo: Guardiões
Dias: 19, 20 e 21 de novembro (quinta, sexta e sábado)
Horário: 19h30
Local: Espaço Teatral Grupo de Risco – Rua José Antônio, 2170, Vila Rosa Pires