O Núcleo Artístico Jair Damasceno apresenta a partir desta quinta-feira (18) a peça “Ensaio Sobre a Lua” na sede do Circo do Mato, em Campo Grande. A peça gira entorno da Dramaturgia da Imagem jogando e ilusionando entre o claro e o escuro com o auxílio de artefatos de LEDs.

O espetáculo acontece entre os dias 18, 19, 20 e 21 de julho e tem classificação para maiores de 15 anos. O projeto é contemplado com recurso do Programa de Fomento ao (Fomteatro 2018), oriundo da Prefeitura de Campo Grande por meio da Sectur (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo)

Na peça a iluminação dispensa energia elétrica, e está inserida no que o diretor Jair Damasceno define por Dramaturgia da Imagem, utilizando efeitos visuais promovidos por artefatos. “Costumo dizer que é menos iluminação, no conceito técnico convencional, é mais ‘efeito de luz', ou seja, essa luminosidade gera sombras, encobre detalhes que não são essenciais, permitindo ao público usar mais a imaginação, a percepção”, observa o artista.

O elenco de “Ensaio Sobre a Lua” é formado pelos atores Yan Gabriel, Nathália Andrade e o próprio diretor da peça, Jair Damasceno. A sonoplastia é executada ao vivo por Ewerton Goulart e a operação da luz está a cargo de Lana Figueiró, Yuri Tavares e Léo Reinalt.

Espetáculo "Ensaio Sobre a Lua" estreia nesta quinta-feira
Satiro Art Fotografia

A peça é uma mescla de textos autorais do elenco com o de artistas já consagrados nas artes (Matéi Visniec, Nelson Rodrigues, Plínio Marcos, Thomas Bernhard e Fernando Pessoa), que leva o público a imersão nas inquietações humanas a partir da Lua. Ela que apesar de ser a companheira mais próxima do nosso planeta ainda desperta a curiosidade e esconde muitos segredos.

“A Lua é uma metáfora, uma paixão humana. O objetivo principal é aproximar o público da produção de uma peça, como se constrói uma cena do teatro. Um grupo de teatro com seus ensaios. Quero que o público veja menos e sinta mais. É possível que pelo costume à iluminação convencional, reveladora, muitos estranhem a intenção que o meu trabalho apresenta, principalmente para quem ainda não viu nada do Núcleo Artístico Jair Damasceno”, garante.

Espetáculo "Ensaio Sobre a Lua" estreia nesta quinta-feira
Satiro Art Fotografia

E, para aqueles que já conhecem a linha de trabalho do diretor também será possível se surpreender com os recursos em cena. O uso da metalinguagem através do metateatro, o teatro falando sobre o próprio teatro, e novos experimentos com as luzes de LEDs são alguns deles.

Todas essas linguagens reunidas trazem um efeito que, no palco, prioriza certo minimalismo cênico no qual todo o sentido da trama é gerado pelo espectador. “Quando digo Dramaturgia da Imagem, significa que o público deve olhar por trás da luz e tentar compor com os elementos dramáticos e psicológicos da cena”, finaliza Jair.

Serviço

Ensaio Sobre a Lua
Quando: de quinta-feira (18) a domingo (21)
Onde: Circo do Mato, Rua Tonico de Carvalho, 263, Amambaí
Quanto: