Um espaço icônico da cidade será reativado para ser palco do espetáculo “Cérebro Edgar”, do Grupo Teatral Falta Um, de Campo Grande. Neste final de semana, dias 21 e 22 e dezembro, às 20h no de arena Helena Meirelles, localizado na TVE Cultura. O espaço que há mais de 14 anos não promove nenhum evento, será todo iluminado e estruturado para as apresentações.

Após 14 anos abandonado, teatro de Arena Helena Meireles recebe espetáculo
O Diretor, Ator e Roteirista Tero Queiroz (foto: reprodução)

Narrando a história de um homem apaixonado por algo inaceitável pela sociedade, considerado louco por seus próprios pensamentos e que decide enfrentar a si mesmo, a peça leva o espectador a embarcar em uma viagem desafiadora junto com Edgar, que decide enfrentar seus medos mais sombrios dentro do próprio cérebro para viver um amor por um membro de seu corpo: o pé. Por meio dessa metáfora o espetáculo aborda temas sociais atuais e propõe vasta reflexão.

Com roteiro e direção assinados pelo Ator e pesquisador Tero Queiroz, a obra foi concebida há três anos e já foi apresentada com grande sucesso no Rio de Janeiro. Desta vez, como forma de relembrar a importância do espaço que homenageia a gigante violeira sul-mato-grossense Helena Meireles, o grupo decidiu arcar com custos de iluminação, transporte e cachês e realizar a apresentação em frente a TVE, que apoia também o evento.  “A Helena morreu em 2005, e desde sua morte aquilo está abandonado, ainda aos 81 anos, uma das artistas mais importantes do estado viu sua história sendo esquecia”, lamenta o artista.

O Espetáculo

A peça fala sobre a vida de um homem perdido em seus pensamentos e anseia pela liberdade para viver um amor, e, se der, a vida. Do gênero dramático psicológico a obra tem duração de 40 minutos.

Conforme o autor, são trabalhadas reflexões sobre liberdade de gênero, liberdade de expressão, sociedade, possessão amorosa, relacionamentos e inter-relacionamentos e suas caracterizações sociais pautadas na religiosidade, além do impacto e relação do homem com seus sentimentos.

Após 14 anos abandonado, teatro de Arena Helena Meireles recebe espetáculo
Atores em cena (Foto: Henrique Kawaminami)

Além da apresentação da peça, haverá exposição das artes de Wesley Junior, que desenhou várias obras baseadas no espetáculo. Haverá ainda venda de lanches e bebidas no local.

Ao todo sete dos oito atores e atrizes estarão em cena no espetáculo: Alessandra Mathias (Medo), Dalton Flores (Felicidade), Helio Ignácio (Raiva – ausente nessa apresentação), Igor Matheus (Satanás), Ribeiro (Loucura), Nathalia Andrade (Coragem), Triz Cindilla (Apresentadora) e o próprio Tero Queiroz (Edgar).

A produção geral é de Alyadna Freitas. Com assistentes, Silvia Cerqueira, Elisangela Cerqueira, Lizandra Moraes e Shawer. Apoio na produção e suporte dos atores e integrantes do Falta Um.  A música original é de Tero Queiroz, composição de trilha de Bruno dos Santos.

SERVIÇO

O espetáculo Cérebro Edgar será apresentado nos dias 21 e 22 de dezembro, ás 20 horas no Teatro de Arena Helena Meireles, localizado na Avenida Desembargador Leão Neto do Carmo, s/n – Parque dos Poderes em frente à TV Educativa. A entrada é gratuita. Serão vendidas comidinhas e bebidas no local. Quem desejar ir de ônibus, há um ponto em frente a TVE.  Classificação indicativa é 14 anos.

Maiores informações no número (67) 99309-8172 e mais informações sobre o espetáculo e Grupo Teatral Falta Um podem ser acessados na Página do Grupo no Facebook ou no @teatralfaltaum.