Pular para o conteúdo
Teatro

Grupo Teatral de Risco comemora 30 anos de palco com circuito de apresentações

Para comemorar os 30 anos de vida em cima do palco, o Grupo Teatral Risco inicia, a partir de 5 de setembro, um circuito comemorativo com peças para diversos públicos. A programação vai até outubro, no Sesc Cultura, em Campo Grande. O Grupo Teatral de Risco comemora seu jubileu de pérola levando na bagagem mais […]
Arquivo -

Para comemorar os 30 anos de vida em cima do palco, o Grupo Teatral Risco inicia, a partir de 5 de setembro, um circuito comemorativo com peças para diversos públicos. A programação vai até outubro, no Sesc Cultura, em .

O Grupo Teatral de Risco comemora seu jubileu de pérola levando na bagagem mais de 30 espetáculos entre peças adultos, infanto-juvenis e de bonecos, além de documentários e programas de televisão, tendo como marca temas acerca da identidade cultural sul-mato-grossense.

Confira a programação:

5 de setembro

O espetáculo de rua “Revolução” abre o circuito de apresentações, no dia 5 de setembro, às 20h, no átrio do Sesc Cultura. A peça é uma adaptação do texto “A Revolução na América do Sul” (de Augusto Boal) e desenrola a história de um operário que busca melhoria de salário e ao conseguir é despedido de seu emprego. Zequinha Tapioca, também operário, tenta organizar uma revolução e se torna um dos candidatos à presidência da república. O espetáculo provoca o riso e a indignação, uma peça para rir, refletir e agir.

12 de setembro

“Mito do Mato”, também um espetáculo de rua, que resgata a história do processo de divisão do estado do Mato Grosso, até então, uno. A encenação revela os interesses pela divisão da considerada ‘Terra Mãe’ das minas de ouro e diamantes, e a criação de um novo Estado, o Campo do Mato e seus celeiros de fartura. O texto é inspirado na tragédia grega “Os sete contra Tebas” (de Ésquilo) e de estudos e pesquisas (jornais, depoimentos, literatura e documentários) do Teatral Grupo de Risco, escrito por Virginia Fonseca. A peça será encenada no átrio do Sesc Cultura, às 20h.

26 de setembro

“Guardiões” foi construído coletivamente, por meio de um trabalho de estudos e pesquisas sobre o pantanal sul-mato-grossense, o impacto e consequências da ocupação humana tanto no ecossistema, quanto nas relações sócio culturais.  Apresenta três personagens que vivem simbioticamente nesse “terrunho” e agora tratam de entender e interagir “como de costume” num ambiente em que as tradições estão mudando ou desaparecendo vertiginosamente. A encenação apresenta um pantanal sui generis, provocando questionamentos na plateia. A apresentação será às 20h, no Teatro Prosa do Sesc.

6 de outubro

O espetáculo infantil “A Princesa Engasgada” é uma historinha irônica de uma princesa que se engasga com uma espinha de peixe e o rei determina que seja encontrado um médico para curar sua filha. Uma camponesa cansada apanhar do marido, resolve se vingar e diz ao fidalgo que ele é médico, mas só trata seus pacientes quando apanha. O camponês, sem direito de recusa, é levado ao rei e assim começa seu castigo. A peça é baseada na Comédia Dell’Arte, uma homenagem ao humor do teatro medieval no qual dois atores representam diversos personagens, tudo aos olhos do público que participa ativamente de toda a história. A apresentação será às 15h, no Sesc Cultura.

Grupo Teatral de Risco

O compromisso com questões importantes da sociedade é uma marca do Grupo Teatral de Risco, tendo como consciência que a arte é instrumento de inclusão e de cidadania. Uma orientação que o levou a executar mais de 10 projetos culturais e sociais sobre meio ambiente, prevenção e ,saúde para populações de baixa renda, assentamentos rurais e mulheres em situação de violência, esta última experiência, possibilitou ao grupo a criação do ponto de cultura “Afrodite se”, que funciona na sede do TGR.

Serviço

O Sesc Cultura está localizado na Avenida Afonso Pena, nº 2270 e o Teatro Prosa do Sesc Horto fica na rua Anhanduí, 200.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Maisa Silva se pronuncia após piada polêmica do Fantástico: ‘Infelizmente…’

Cadê a Nutella? Família procura gata desaparecida no Bairro Tiradentes

Prefeitura de Porto Murtinho licita atendimento a pacientes psiquiátricos e dependentes químicos (PMPP, Divulgação)

Promotoria fiscaliza transporte de pacientes em hemodiálise após reunião com prefeito

Maratonista mais velho do mundo morre aos 114 anos após ser atropelado por carro

Notícias mais lidas agora

Grávida de 6 meses foi queimada viva e corpo encontrado em casa abandonada

lei da reciprocidade

Relatada por Tereza Cristina, Lei da Reciprocidade é publicada em resposta ao ‘tarifaço’ de Trump

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

Mega-Sena

Fez sua ‘fezinha’? Mega-Sena sorteia R$ 46 milhões nesta terça-feira

Últimas Notícias

Esportes

Por que Richard Ríos se tornou o jogador do Palmeiras mais desejado pela Europa? Entenda

Colombiano se destacou na Copa do Mundo de Clubes e não deve continuar no alviverde

Cotidiano

BR-163 tem 11 trechos interditados nesta terça-feira em MS; confira

Além das interdições, 27 trechos da BR-163 operam em sistema "Pare e Siga"

Cotidiano

Quer aprender guarani? UFGD oferece vagas de idiomas em Dourados

Universidade também disponibiliza inscrições para inglês e espanhol

Polícia

‘Você vai matar?’: Após atirar em rapaz que cantou música de corno, homem apontou arma para esposa

Rapaz foi ferido com um tiro no abdômen