Pular para o conteúdo
Teatro

Espetáculo de dança mergulha em universo de Lídia Baís

Dentro da programação de comemorações do Centenário da Morada dos Baís, o espetáculo de dança “Eu, Lídia” será apresentado hoje (31/8) e amanhã (1/9), com enredo que mergulha no universo da primeira artista plástica de Mato Grosso do Sul e personagem icônica que se destacou por suas pinturas e personalidade. Segundo o coreógrafo Marcos Mattos, a criação […]
Arquivo -

Dentro da programação de comemorações do Centenário da Morada dos Baís, o espetáculo de dança “Eu, Lídia” será apresentado hoje (31/8) e amanhã (1/9), com enredo que mergulha no universo da primeira artista plástica de Mato Grosso do Sul e personagem icônica que se destacou por suas pinturas e personalidade.

Segundo o coreógrafo Marcos Mattos, a criação do espetáculo passou por quatro etapas. Na primeira delas, foi realizada a pesquisa bibliográfica para conhecer o universo da Morada dos Baís, o processo histórico e o que representa para a cidade, enquanto cultura e memória.  Ao mesmo tempo, foi feita a pesquisa bibliográfica sobre Lídia, sua história de vida, obra, lugares que percorreu e personalidade.

“Depois entrevistamos familiares, artistas e pesquisadores, foram várias personalidades desde professores das artes plásticas, familiares como sobrinhos e amigos e artistas que conviveram com a Lídia, material de apoio para construção do espetáculo”, explica Marcos.

Em seguida, teve início a investigação e criação de movimento, partindo da metodologia da assemblage uma técnica que reúne várias informações dentro do mesmo ambiente, informações que não são iguais mas que conversam entre si e criam um sentido para a obra.

“Estando dentro da casa, esse trabalho tem o formato de um site specific, o lugar nos dá suporte tanto arquitetônico e de memória para um trabalho para essa estrutura. E o nome ficou ‘Eu, Lídia’, porque é o atravessamento do que é nosso e o que é dela e em que momento essas coisas se cruzam. São quatro mulheres, casa dos 20, 30, 40 e 50, com experiências de vida muito distintas”. A última etapa consiste das escolhas dramatúrgicas, como finalização de luz e figurino.

Lídia é interpretada pelas atrizes e criadoras Ariane Nogueira, Franciella Cavalheri, Jackeline Mourão e Roberta Siqueira, da Cia Dançurbana e do Conectivo Corpomancia.

As apresentações serão nesta sexta-feira (31/8), às 19h30, e neste sábado (1/9), às 16h30 e às 19h30, no Sesc Morada dos Baís. Cada sessão tem espaço limitado para 30 expectadores. O evento é gratuito e a distribuição de ingressos será uma hora antes do espetáculo.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
bolsonaro moraes

Moraes vê descumprimento de medidas e dá 24h para Bolsonaro se explicar sob risco de prisão

vereadores campo grande

Congresso em MS debate uso da cannabis em tratamentos de doenças bucais

Motociclista que caiu ao passar em quebra-molas no Silvia Regina continua entubado na Santa Casa

‘Máxima humilhação’, diz Bolsonaro ao mostra tornozeleira após encontrar aliados

Notícias mais lidas agora

Ex-chefe de licitações do governo de Reinaldo pode ser condenado por rombo de R$ 6,3 milhões no HRMS

Conselhão Nacional inclui em pauta denúncia contra atuação do MPMS

carne frigorifico

Pecuaristas dos EUA aprovam suspensão total da importação da carne brasileira

Caminhonete roubada em assalto com família rendida é encontrada abandonada em Ponta Porã

Últimas Notícias

Sem Categoria

Viu o ‘Bruto’? Cãozinho que é alegria do pequeno Nicolas some no Zé Pereira

A família suspeita que um motoqueiro tenha levado o animal

Polícia

Homem tenta disfarçar, mas acaba preso com cocaína em ‘campinho’ da Capital

Droga foi avaliada em R$ 800

Brasil

Moraes determina bloqueio de bens e contas de Eduardo Bolsonaro

O parlamentar está impedido de fazer transações financeiras, inclusive receber doações em dinheiro, via Pix

Polícia

Acidente entre moto e kombi deixa dois feridos no São Conrado

Os relatos à reportagem afirmam que este seria o terceiro acidente registrado no dia