A do , ao mesmo tempo que isolou o mundo em casa, também aflorou inspirações em diversos . Uma delas é a cantora Lau Castro, de 21 anos e vocalista da banda Lá em Saturno, que escreveu e lançou na última semana a música “Assunto Popular”, com referências políticas, históricas e pessoais, além da força da mulher.

Amante da música brasileira, Lau estreia sua carreira com singles experimentais, mesclando bossa com indie pop, e cantando em inglês. Em “Assunto Popular”, a compositora retrata o paralelismo entre o amor, dores e ao mesmo tempo esperança e nostalgia de poder viver tudo normalmente outra vez.

“Surgiu durante a quarentena somada às minhas referências musicais tropicalistas, lá dos anos 60. Estava ouvindo bastante os artistas desse movimentos, como Gal, Caetano, Bethânia…. e ao mesmo tempo bateu essa sensação de estar viajando no tempo pra trás ou além do tempo que nunca vivi”, explica a cantora de 21 anos.

A música também fala sobre a força da mulher, mais precisamente na década de 60 com a revolução feminista, nos Estados Unidos, o paralelismo entre um romance e a nostalgia de querer viver normalmente tudo outra vez. Além disso, aborda a ansiedade por uma vacina.

Nos versos “admiro a força de Maria em 64, que hoje em seu aniversário ganha o prêmio mais desejado”, a compositora faz um paralelo com o ano do descobrimento da vacina contra rubéola. Também brinca com o “mero inverno moderno, corrida espacial” fazendo alusão à guerra fria, que também teve seu auge nos anos 60.

“O que a gente mais desejou na pandemia era que tudo voltasse ao normal juntamente a uma vacina no final, tudo se resume à um olhar atento às revoluções que nos rodearam durante o período pandêmico, mas que se repete tudo outra vez, como no passado, e à uma nostalgia de viajar pra trás ou além do nosso tempo!”, frisa a cantora e compositora.

As novidades continuam com a vontade de finalizar os temperos de seu primeiro EP, para enfim sair do forno, com previsão de lançamento para o primeiro semestre de 2021, ano que enxerga com otimismo. Confira o trabalho abaixo: