O cantor Julio Iglesias, de 80 anos, foi detido no Aeroporto Internacional de Punta Cana, na República Dominicana, ao voltar de uma viagem das Bahamas. De acordo com a imprensa espanhola, a detenção aconteceu porque o artista entrou no país com uma carga não permitida em suas malas.

Ainda segundo a imprensa local, os agentes abriram as bagagens do artista e encontraram cerca de 42 quilos de alimentos não permitidos pelas autoridades sanitárias da República Dominicana.

Conforme o programa espanhol “Fiesta”, a polícia encontrou nas malas de Julio Iglesias grãos, frutas, legumes e verduras. O cantor transportava rúcula, mirtilos, framboesas, alface, acelga e feijão, em uma quantidade que, somada, chegava aos 42 kg.

Por transportar estes alimentos ilegalmente e, principalmente, pela grande quantidade, Julio Iglesias ficou detido no terminal.

As regras sanitárias existem para evitar riscos de introdução de pragas e doenças. Desse modo, cada país tem normas específicas sobre quais alimentos podem entrar em seu território.

De acordo com o programa “Fiesta”, após ser liberado, o cantor teria recebido um pedido de desculpas do presidente da República Dominicana, Luis Abinader. A situação ainda teria sido definida como “um mal-entendido”. Até o momento, o cantor Julio Iglesias não se pronunciou sobre o ocorrido.