Ministério da Saúde explica por que Faustão ‘passou na frente’ em transplante de coração
A Central de Transplantes do Estado de São Paulo informa que 12 pacientes atendiam aos requisitos para receber o coração que foi doado a Faustão
João Ramos –
Em nota, o Ministério da Saúde se pronunciou neste domingo (27) a respeito do transplante de coração do apresentador Fausto Silva, de 73 anos. Faustão estava na fila do SUS mas teve o caso priorizado pelo sistema de saúde. Ele era o segundo na lista de prioridades para receber o órgãos.
De acordo com o Ministério, o comunicador foi priorizado na fila de espera “em razão de seu estado muito grave de saúde”.
“Neste domingo (27), mais um paciente na capital paulista foi contemplado com um transplante cardíaco, neste caso, também priorizado na fila de espera em razão de seu estado muito grave de saúde – o apresentador Fausto Silva. Ele recebeu um coração após constatada a compatibilidade necessária para o procedimento, assim como os outros sete transplantados”, diz a nota do Ministério da Saúde.
Ainda de acordo com o órgão, entre 19 e 26 de agosto, foram realizados 13 transplantes de coração no País, sendo sete em São Paulo.
A Central de Transplantes do Estado de São Paulo informa que 12 pacientes atendiam aos requisitos para receber o coração que foi doado a Faustão. Desse total, quatro estavam priorizados, e Faustão ocupava a segunda posição nesta seleção.
“A equipe transplantadora do paciente que ocupava a primeira posição decidiu pela recusa do órgão e, desta forma, a oferta seguiu para o segundo paciente da seleção”, diz a nota da Central de Transplantes do Estado de São Paulo.
Conforme o Hospital Abert Einstein, responsável pelo transplante de coração de Faustão, a cirurgia foi um sucesso. Ele agora permanece na UTI, pois as próximas horas são importantes para acompanhamento da adaptação do órgão e controle de rejeição, segundo o boletim médico do Hospital.
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.