Após o final de semana do festival de música , onde vários artistas nacionais e internacionais marcaram presença nos palcos do evento, muitos fizeram apelo eleitoral incentivando os que não tinham titulo de eleitor, a fazer o documento para conseguir votar neste ano eleitoral. Gustavo Lima decidiu se posicionar iniciando sua apresentação em Curitiba, beijando a bandeira do Brasil (ato comum entre os bolsonaristas).

O fato aconteceu neste sábado (26) e na ocasião, os fãs do sertanejo expressaram aprovação a atitude do cantor. A bandeira ficou em exibição no telão do palco durante todo o show. O cantor que é favorável ao atual governo, fez isso após usar a bandeira do ex-presidente da república, o Lula, durante o primeiro dia da festa. Outros diversos artistas que subiram no palco do festival, também fizeram criticas diretas ao governo atual.

Confira o vídeo do :

Censura do TSE

Diante da situação, é claro que Bolsonaro não gostou das afrontas que recebeu no festival. O chefe do executivo disse que o fato se tratava de ”propaganda eleitoral irregular”. O pedido foi encaminhado ao TSE e o ministro Raul Araújo determinou multa de R$ 50 mil do festival em caso de novas ocorrências.

Segundo o ministro, tal conduta seria uma violação do Art. 36 da Lei das Eleições (lei n. 9.504/1997). O artigo da Lei das Eleições mencionado determina que a propaganda eleitoral “somente é permitida após o dia 15 de agosto do ano da eleição”.

O caso virou meme

Mesmo após os avisos, multas e ”ameaças”, os artistas não se intimidaram e continuaram demonstrando insatisfação quanto ao atual governo, e a palavra ”censura” ficou por dias nos assuntos mais comentados do Twitter. A cantora Anitta, se posicionou dizendo “poxa, 50 mil é menos uma bolsa minha.”

TSE retira

Na noite desta segunda-feira (28), Raul Araújo homologou o pedido de desistência e revogou a liminar que proibia qualquer manifestação política no festival, sob pena de multa de R$ 50 mil. O PL desistiu da ação e o ministro acatou o pedido de arquivamento do caso.