Sion Sono, diretor japonês famoso por filmes de prestígio como Love Exposure e Culpada Por Romance, foi acusado de assédio sexual em um artigo assinado por diversas atrizes. De acordo com a revista Variety, as denúncias foram publicadas na segunda-feira (4) pelo site de notícias Shukan Josei PRIME, em um artigo segundo o qual Sono, de 60 anos, inclusive se gabaria de fazer avanços sexuais “à maioria de [suas] protagonistas”. As supostas práticas predatórias do cineasta foram ligadas às suas oficinas de atuação.

Nesta terça-feira (5), Sono respondeu às alegações com uma declaração de sua empresa. “A quem possa interessar: muito obrigado por seu apoio contínuo. Pedimos sinceras desculpas por qualquer inconveniente e preocupação que isso possa ter causado a todas as partes envolvidas. Faremos um novo anúncio depois de esclarecer os fatos”, dizia o comunicado. Um workshop de atuação do diretor, que estava agendado, foi cancelado.

No mesmo dia do artigo do Shukan JoseiMilla Araki, que se identificou como “ex-atriz” e “vítima sexual no mundo do entretenimento japonês”, acusou Sono no .

Ela afirmou que em 19 de março ligou para o diretor pedindo “concordaria em cooperar no apoio às vítimas de abuso sexual”, mas que a resposta foi “Isso é impossível para mim”.

O ator Matsuzaki Yuki se referiu ao histórico de assédio sexual e assédio de poder de Sono em um post no Twitter no domingo (3), anterior à história de Shukan Josei. “Este foi o MO habitual de Sono – existem dezenas de vítimas”, disse ele – histórias de assédio no cinema e TV japoneses são comuns, mas o movimento #metoo não teve muita repercussão prática no país.

Após a matéria do Shukan Josei, Matsazuki também twittou: “Vocês acreditam em mim agora? Agora que Sion Sono é considerado um predador sexual que ataca jovens atrizes atraindo-as com papéis em seus filmes, eu me pergunto se QUALQUER um dos principais estúdios de cinema e redes de TV japonesas condenaria tais práticas predatórias?”, escreveu.

Com quatro décadas de carreira, Sono já foi premiado no Festival de Cinema de Berlim e tem obras que misturam sexo e violência. Ele já fez a série Tokyo Vampire Hotel para a Amazon Prime para a série e o filme Forest of Love para a Netflix.

*Com informações da Revista Quem


Fale com o MidiaMAIS!

Quer conversar com a gente sobre o universo do entretenimento e cultura? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e Tiktok
Tem uma história legal para compartilhar com a gente? Fale direto com nossos jornalistas do Midiamais.