Rafael Cardoso achou importante esclarecer e alertar a população a respeito do procedimento que realizou na semana passada, quando implantou um desfibrilador no coração.

A gravidade da situação do , que descobriu uma fibrose no músculo do coração, chamou atenção do Brasil, principalmente pelo fato de Rafael ter destacado o risco de morte súbita provocado pela condição.

Bomba-relógio e histórico familiar

Durante uma live no com o médico Eduardo Saad, profissional que implantou o dispositivo, o ator comentou sobre sua doença. “Com o meu histórico familiar, eu era uma bomba-relógio”, relatou.

O artista que está no ar em todas as novelas da revelou que cinco membros de sua família já haviam falecido de morte súbita. Entre os familiares, um primo com apenas 5 anos, diagnosticado como diabético e uma tia de 19 anos.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Rafael Cardoso (@rafaelcardoso9)

Sopro e conscientização

Na transmissão ao vivo, o intérprete de Renzo em “Salve-se Quem Puder” contou que na adolescência foi diagnosticado com sopro no coração, mas anos se passaram e por apresentar uma disposição física favorável parou de fazer exames. Rafael só voltou a realizar os procedimentos de rotina após ter contraído o vírus da Covid-19, especialmente por incentivo de sua sogra, Sônia Bridi.

Diante do alvoroço e da importância dos fatos envolvendo o risco de morte súbita, a fibrose no músiculo do coração e a implantação do desfibrilador (aparelho que envia choques para o órgão), ele decidiu fazer live com o médico em seu Instagram nesta terça-feira (08), para explicar, conscientizar e alertar as pessoas, mostrando como prevenir a fatalidade.