Laerte Ramos realiza oficina gratuita de artes plásticas baseada na mostra ‘Ka-ta-pumba’

O Museu de Arte Contempôranea (Marco) da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul realiza em parceria com a Funarte (Fundação Nacional de Artes), nos dias 15, 16 e 17 de agosto, a oficina do projeto “Ka-ta-pumba”, com o artista plástico paulista Laerte Ramos. O curso é direcionado a artistas, professores, arte educadores, designers, […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O Museu de Arte Contempôranea (Marco) da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul realiza em parceria com a Funarte (Fundação Nacional de Artes), nos dias 15, 16 e 17 de agosto, a oficina do projeto “Ka-ta-pumba”, com o artista plástico paulista Laerte Ramos. O curso é direcionado a artistas, professores, arte educadores, designers, estudantes, acadêmicos e todos que se interessam por arte e cerâmica.

Baseada na instalação que Laerte Ramos apresenta na 3ª Temporada de Exposições do Marco, a oficina acontece todos os dias das 14h às 18 horas e as vagas são limitadas. O curso é totalmente gratuito e irá se basear na confecção dos moldes, positivos e negativos, além de atividades com massa, argila e gesso.

Paulistano, Laerte Ramos é bacharel e licenciado em Artes Plásticas pela FAAP – Fundação Armando Alvares Penteado. Ganhou o “Prêmio Don Alvar Nuñes Cabeza de Vaca” na XII Mostra Brasil de Gravura, no Museu de Gravura de Curitiba (PR), o extinto Prêmio Philips de Arte para Jovens Talentos por duas vezes e o prêmio na mostra trienal de gravura Lelocleprints04, no Musée des Beaux-Arts du Le Locle, na Suíça.

Participou de residências artísticas pela FAAP na Cité dês Arts, em Paris e na IAAB/Beyeler Foundation, em Basel, na Suíça. A convite participou do Brazilie Landenproject, que consistiu em uma residência em um dos mais renomados Centros de Cerâmica, o EKWC/European Keramic Work Centre, em s’Hertogenbosch, na Holanda.

Foi premiado ainda pelo 11° CIF – Cultura Inglesa Festival, com o projeto “Jambolhão” e recentemente contemplado com o Prêmio Interações Estéticas/Funarte, em Marabá (PA), onde realizou o projeto “retra%15”, que traz a reprodução do corpo humano, moldado em gesso, na escala 1:1. Destes moldes, são confeccionadas esculturas em cerâmica esmaltada branca que são divididas em 16 partes e unidas com rejunte de azulejo nas juntas dos corpos humanos reproduzidos.

No ano de 2011 teve ainda outros três projetos aprovados: “Arma Branca”, pelo Prêmio Pró-Cultura Marcantônio Vilaça – MINC, “Lastlândia-Kaagua’zu”, pela Rede Nacional de Arte – Funarte e por fim “Casamata” contemplado pelo edital Atos Visuais da Funarte de Brasília. Voltou recentemente de Portugal a convite da renomada fábrica de cerâmica Bordallo Pinheiro e participará do programa de residência PWS, na China, para aprimorar suas técnicas na cidade de Jingdezhen.

Atualmente Laerte trabalha no recém inaugurado atelier “Studium Generale”, na região do centro de São Paulo, onde desenvolve seus projetos, pesquisas e auxilia outros artistas a desenvolverem projetos, moldes e esculturas em cerâmica. A instalação Ka-ta-pumba, premiada pela 8˚ Rede Nacional de Artes, é uma das atrações da 3ª Temporada de Exposições do Marco, que será aberta dia 14 de agosto (terça-feira).

Serviço: As oficinas acontecem nos dias 15, 16 e 17 de agosto, das 14h às 18h. As vagas são limitadas e não possuem qualquer custo. As inscrições devem ser realizadas de segunda a sexta-feira, das 13h às 17 horas com as arte-educadoras do Programa Educativo do Marco, que fica na Rua Antônio Maria Coelho, 6000 no Parque das Nações Indígenas. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3326-7449.

Conteúdos relacionados