Pular para o conteúdo
Cotidiano

Sophie é 1ª vítima de tragédia anunciada na Santa Casa de Campo Grande

Dois dias antes de criança chegar ao hospital, Santa Casa disse que as condições atuais não garantiam atendimento seguro e adequado
Priscilla Peres, Débora Oliveira -

Eles deixaram ela sofrer, até não aguentar mais“. Extremamente abalada, um dia após enterrar a filha de 5 anos, Maria Aparecida Viana Pio ainda não consegue digerir a última semana, mas conversou com o Jornal Midiamax. De um acidente doméstico ao enterro, foram quatro dias de angústia e desespero entre idas e vindas da Santa Casa de .

A pequena Sophie Emanuelle Viana, 5, brincava no último domingo (25), quando foi atingida pelo portão de sua casa, no Aeroporto. A família correu para a UPA mais próxima, onde a menina foi atendida e encaminhada para a Santa Casa, com urgência, por ter histórico de cardiopatia.

Na Santa Casa, passou por raio-x e observação, até que Maria Aparecida ouviu da médica “não tem fratura, não tem nada, ela está melhor que eu”. Aliviada, a família retornou para casa, até tudo mudar na manhã de segunda-feira (26).

O ferimento na cabeça de Sophie começou a sangrar e seu olho passou a ficar inchado. Ela teve febre alta, vômito e com medo de convulsão, retornaram direto para a Santa Casa. Na tomografia, foi constatada uma fratura e leve sangramento na cabeça da menina, mas, segundo a mãe, o médico disse não ser grave.

A situação foi se agravando com o passar das horas e preocupando a mãe que vivenciou o sofrimento da filha pequena. Na terça-feira (27), Sophie já não conseguia enxergar por conta do inchaço nos olhos.

“Eu falei para as enfermeiras, moça, está muito inchado o olho dela. Será que o médico não vai vir agora olhar? Ela falou assim, mas é normal por conta da pancada. E ficou nesse normal”, conta a mãe.

Mãe e tia de Sophie (Foto: Madu Livramento/ Jornal Midiamax)

Últimas horas de vida e sofrimento

Dentro da Santa Casa, Sophie não largou a mão da mãe em nenhum momento. Mas com o passar das horas, o agravamento da situação e sofrimento da criança, começaram a ficar insustentáveis.

Na quinta-feira (28), o estado de saúde dela piorou e o sangramento na cabeça passou a ficar mais intenso. “Por volta das cinco e pouquinho da manhã, ela acordou e falou para mim assim, mãe, está escorrendo. Eu falei, o que está escorrendo filhinha? Eu levantei acendi de luz do quarto e olhei. Estava com muito, eu não sei dizer se era sangue, o que era. Estava saindo muito que a toalha que estava embaixo da cabeça dela estava completamente encharcada”, relata a mãe de Sophie.

No período da tarde, o pescoço da menina já estava todo inchado e ela não conseguia mais falar. Foi só aí que outra médica orientou a levar, com urgência, a criança para ala de emergência.

“Por volta das 18h40 foi que Sophie subiu para ala de emergência e pouco tempo depois o médico avisou que ela teve uma parada cardíaca, mas conseguiram reanimar. O problema é que seu quadro já era grave neste momento e o coração funcionava por conta da medicação“, contou a mãe.

Shopie chegou a ir para cirurgia, mas não resistiu a uma segunda parada cardíaca e morreu, por volta das 21h de quinta-feira (29). “Todo mundo tem família. Então, não é só a pessoa que vai partir, que sofreu ali. Tem a família que fica, que vai estar enlutada para sempre”, disse Vailza Costa Viana, tia de Sophie.

Portão onde acidente aconteceu (Foto: Madu Livramento/ Jornal Midiamax)

Desassistência era anunciada

No dia 24 de março de 2025, a Santa Casa de Campo Grande emitiu uma nota à imprensa relatando superlotação do pronto-socorro e, um ofício, pedindo a suspensão do recebimento de novos pacientes. Na época, relatou grave desabastecimento, atendimento acima da capacidade e sem possibilidade de novas admissões.

O ofício foi encaminhado às autoridades municipais de saúde e à Justiça. Mas não foi o único. Desde então, os comunicados da Santa Casa sobre a situação se tornaram frequentes. Ainda em março, médicos da ortopedia foram à polícia dizendo que não havia insumos para cirurgias e 70 pacientes corriam risco de morte ou sequelas graves.

Até que exatos dois meses depois (23 de maio), o maior hospital de emitiu outro ofício, comunicando o bloqueio do pronto-socorro adulto e infantil. Na nota, afirma que “devido às restrições físicas, tornou-se impossível manter condições mínimas para o atendimento adequado“.

A Santa Casa admitiu que, diante do cenário e apesar dos esforços conjunto, “as condições atuais não garantem um atendimento seguro e adequado“. Sophie chegou ao hospital, pela primeira vez, dois dias após esse último anúncio e morreu na última quinta-feira (29).

santa casa lotação
Lotação no Pronto-Socorro do hospital (Divulgação, Santa Casa)

O que diz a Santa Casa?

Em nota sobre o caso emitida neste domingo (1°), a Santa Casa afirma que está reavaliando as condutas adotadas durante o atendimento de Sophie Emanuelle Viana. A família acusa o hospital de negligência e responsabiliza a equipe médica pela morte.

Santa Casa de Campo Grande informa que está acompanhando o caso desde o momento do óbito, prestando à família pela imensa perda. Todas as condutas e decisões adotadas estão sendo avaliadas e reavaliadas internamente“.

A prefeitura de Campo Grande foi acionada para se manifestar sobre o caso e o espaço segue aberto ao posicionamento.

✅ Siga o @midiamax no Instagram

Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰

🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!

🔔 Clique aqui para seguir e não perder nada!

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Ricardo Senna Israel

VÍDEO: em Israel, secretários de MS afirmam estar em segurança, apesar de situação delicada

Tutora pede ajuda para encontrar cachorrinho caramelo que fugiu durante parada na MS-080

Vietnã é anunciado como país parceiro do Brics

Moraes nega recurso de Carla Zambelli contra execução da condenação

Notícias mais lidas agora

Guerra entre Israel e Irã impede volta de secretários do Governo de MS ao Brasil

ex-coordenador apae

Acusado de desvios na Apae confessa que pagou R$ 12,3 mil para ‘sumir’ com quase meio milhão

Fusão entre PSDB e Podemos é suspensa após discordância sobre comando da nova sigla

Mulher desfere golpe de faca em companheiro e foge em MS

Últimas Notícias

Polícia

PF apreende mais de 2 toneladas de droga escondidas em depósito em MS

Além dos entorpecentes, um homem foi preso em flagrante no local

MidiaMAIS

Procissão de Santo Antônio reúne fiéis para celebrar fé que atravessa gerações há 146 anos 

Após a programação católica, a festa continua na Praça do Rádio, com apresentações musicais e comidas típicas

Política

Fusão entre PSDB e Podemos é suspensa após discordância sobre comando da nova sigla

A informação foi confirmada posteriormente pelo presidente da legenda, Marconi Perillo (PSDB). Procurado, o Podemos não se manifestou

Famosos

Blogueirinha estreia programa de namoro para a comunidade LGBTQIAPN+

Episódios vão ao ar aos domingos, às 20h, no canal da apresentadora no YouTube