Pular para o conteúdo
Dança

MS lança performances premiadas no Festival Acessibilidança Virtual

As montagens, com recursos de Libras e audiodescrição, ficarão disponíveis para acesso gratuito no canal da Funarte no YouTube
Nathália Rabelo -
Cia Dançurbana
Cia Dançurbana (Foto: Divulgação)

O Festival Funarte Acessibilidança Virtual começou a apresentar, no dia 17 de agosto, a quarta fase do programa com espetáculos premiados da Região Centro-Oeste. participa do evento com duas apresentações de .

Nessa sexta-feira (19), a Cia. Dançurbana apresenta a obra audiovisual ‘Movimento Mínimo Possível’. O local escolhido para as filmagens foi a Usina do Córrego Ceroula, em .

Trata-se de uma dança filmada, cuja visão se espalha entre as linguagens abrindo possibilidades outras de construção/relação corpo-câmera para além da videodança. A obra é um reflexo da experiência do grupo com a criação de roteiros audiodescritivos para as montagens de seu repertório e, também, para mais pesquisas do binômio dança-acessibilidade.

O trabalho inédito foi inspirado em referências de produções já criadas por artistas da literatura, do audiovisual, da performance da própria dança.

Outro trabalho representado por Mato Grosso do Sul é o ‘Brincância’, da Cia. Theastai, que encerra a Edição Centro-Oeste do Festival Acessibilidança, no dia 26 de agosto. O espetáculo defende a ideia de que a brincadeira é uma porta de entrada para a criança descobrir diversas sensações e sentimentos, além de ser um dos principais desenvolvedores das habilidades motoras.

Elenco se voltou para sua infância para criar e desenvolver movimentos com essas sensações corpóreas. Através dessas histórias, a montagem foi construída. Além do laboratório sobre a infância, os artistas criadores também puderam vivenciar encontros com crianças do Lar Ebenezer, na cidade de (MS), possibilitando uma revisitação às suas memórias a partir do ato de brincar.

Acesso das obras é gratuito por meio deste link. Os vídeos ficarão disponíveis no canal da Funarte após a exibição. Confira a agenda de exibições de MS:

  • Dia 19 de agosto, sexta-feira, às 20h: Montagem Movimento Mínimo Possível, da Cia. Dançurbana (MS)
  • Dia 26 de agosto, sexta-feira, às 20h: Montagem Brincância, da Cia. Theastai (MS)

Fale com o MidiaMAIS!

Quer conversar com a gente sobre o universo do entretenimento e cultura? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e Tiktok. Tem uma história legal para compartilhar com a gente? Fale direto com nossos jornalistas do Midiamais.

Compartilhe

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados