Em todos os sábados de março, nos dias 06, 13, 20 e 27, às 19h30, a dançarina Jackeline realiza o projeto ´Sala de Visita´, recebendo em casa artistas de diferentes linguagens artísticas para encontros ao vivo, com transmissão online e gratuita. Relacionando as experiências dos artistas com a criação e improvisação em tempos de isolamento social, o projeto explora o vídeo, música, performance, literatura e dança. O projeto foi contemplado pela Lei Aldir Blanc, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e Prefeitura Municipal de .

Depois da experiência com a recriação do solo “Talvez Seja Isso” para o modo online/ao vivo e da temporada de apresentações feitas no Youtube da Cia Dançurbana, a artista da dança Jackeline Mourão busca criar e apresentar dança em tempos de isolamento social. No dia 06, Jackeline recebe o músico Rafael Mareco com uma performance de música e mapping. No dia 13, a artista da dança Ariane Nogueira traz para a sala de visitas as danças de matrizes africanas ao lado do percussionista Adriel Santos. Já no dia 20, Jackeline recebe Roger Pacheco, pioneiro da cultura vogue e mother, e, no dia 27, Jackeline recebe o poeta e escritor Febraro de Oliveira.

Dançarina faz lives performáticas com projeto online 'Sala de Visita'
(Divulgação, Reginaldo Borges)

“Está sendo muito prazeroso realizar este projeto que surgiu em meio essa pandemia, então eu apaixonada por dança e pela improvisação, convidei outros artistas para realizarmos esta ação e assim levarmos e arte para as pessoas, direto da sala de minha casa”, declara a dançarina. O registro audiovisual dos encontros performativos será realizado por Reginaldo Borges e a direção de fotografia por Helton Pérez (Vaca Azul).

Jackeline Mourão é dançarina e graduada em Educação Física pela Católica Dom Bosco (2015). Atua profissionalmente na área de dança como: professora, bailarina, performer, pesquisadora. É intérprete criadora da Cia Dançurbana desde 2011 e; integrante do Conectivo Corpomancia, eixo colaborativo de artistas, desde 2016.

Também é colaboradora do Plataforme-se, projeto e plataforma virtual de produção em dança a partir dos diversos processos de relação entre corpo, câmera e cidade. Em 2018 realizou a performance “Corpo sobre a Tela” com o artístico plástico Edson Castro no SESC Cultura. Seu primeiro e mais recente solo, ‘Talvez seja isso’ (2020), integra o projeto ´Singulares: Mostra de Solos´ da Cia Dançurbana, que recentemente foi recriado para o modo remoto, online e ao vivo por conta da pandemia do novo .

Serviço

Os encontros performativos do projeto ´Sala de Visita´ serão realizados nos dias 06, 13, 20 e 27 de março, às 19h30. As apresentações são gratuitas; para assistir é só se inscrever pelo link. Após o cadastro, será enviado por e-mail um link de acesso para a performance no dia da apresentação escolhida. Mais informações pelo telefone (67) 99274-0877.

Confira abaixo as datas das performances:

  • 6/03 – Jackeline Mourão (dança) e Rafael Mareco (música e mapping).
  • 13/03 – Ariane Nogueira (dança) e Adriel Santos (percussão).
  • 20/03 – Roger Pacheco (vogue) e Jackeline Mourão (dança).
  • 27/03 – Jackeline Mourão (dança) e Febraro de Oliveira ().