Pular para o conteúdo
Dança

4º Festival Cultural Virtual do Chamamé começa nesta quarta à distância

O 4º Festival Cultural do Chamamé de Mato Grosso do Sul, será realizado de 02 a 06 de dezembro de 2020, nos estúdio da TVE Cultura MS
Arquivo -

O 4º Festival Cultural do Chamamé de , será realizado de 02 a 06 de dezembro de 2020, nos estúdio da TVE Cultura MS e FM Educativa – 104.7 na cidade de /MS, , esse ano na modalidade virtual.

O festival é Considerado o evento mais importante do chamamé no Brasil, é promovido pelo programa de rádio A Hora do Chamamé, pioneiro na divulgação e promoção da cultura chamamezeira e fronteiriça no estado transmitido pela FM Educativa 104,7 e pela Rádio Web Chamamé MS; em parceria com o Instituto Cultural Chamamé MS, – Fundação de Rádio e TVE Cultura de Mato Grosso do Sul, com apoio do Governo do Estado e da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.

Laços Culturais

O Mato Grosso do Sul instituiu o “DIA ESTADUAL DO CHAMAMÉ” com a LEI Nº 3.837, de 23 de dezembro de  2009, dedicando-lhe o dia 19 de setembro para as comemorações, bem como o “REGISTRO DO CHAMAMÉ”, como  “PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL DO ESTADO DE MS”, conforme publicação no Diário Oficial Nº 9.466, de 7 de agosto de 2017. CAMPO GRANDE e CORRIENTES são declaradas “CIDADES IRMÃS”, atráves da LEI Nº 6.048, de 23 de julho de 2018. Todas essas Leis abriram porteiras e está possibilitando novas conquistas para os artistas sul-mato-grossenses que se dedicam a esse gênero musical postulante ao “PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL DA HUMANIDADE ANTE A UNESCO”.

O projeto de “Intercâmbio Cultural” foi iniciado em 2015. Esse ano se unem ao projeto do festival, vários municipios das Províncias de Corrientes, Santa Fé, Chaco, Entre Rios e da capital Argentina. Esses municipios estarão enviando conteúdos institucionais exclusivos para o festival, onde poderão ser conhecidos os locais emblemáticos da rota do Chamamé no Mercosul, lugares  e destinos que com sua tradição histórica enfeitam as letras dos poemas que compõem o cancioneiro Chamamezeiro, conquista jamais alcançada.

Soma-se também ao festival virtual o  PARLAMENTO CULTURAL DO PARAGUAY – HONORABLE CÁMARA DOS DIPUTADOS, SENADO E EVENTOS ESPECIALES, presidido pelo Dr. Lidio Enrique Castro, juntamente  com PARLAMENTO CULTURAL  JUVENIL DEL PARAGUAY, presidido por Rodrígo Godoy Duerte, da Prefeitura Municipal de Asuncion, através de la Dirección de Juventud y Deportes a cargo del Director Marcelo Garay e das cidades de Luque, Sajonia, Pedro Juan Caballero, Capitan Bado  e Minga Guazú, que estarão produzindo os vídeos e enviando material de Asúncion para serem exibidos no festival.

Durante cinco dias, serão realizadas diversas apresentações artísticas – musicais, vocais, instrumentais e danças. A direção e produção geral do festival é de Orivaldo Mengual, com o apoio de Ricardo Santo Pipo, Ricardo Gonzalez, do projeto cultural “Tierra Chamamé” de  Corrientes, Argentina.

Como assistir:

TVE CULTURA
Canal 4.1para (Campo Grande);
TVE Cultura – Canal 13.1 (Dourados);
TVE Cultura – Canal 45.1 (Chapadão do Sul);
TVE Cultura – Canal 15 – NET;

PARABÓLICA:

SATÉLITE – STARONE C2
FREQUÊNCIA – 4.095
SYMBOL RATE – 11.250
POLARIZAÇÃO VERTICAL

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Em semana ‘reduzida’ com feriadão, vereadores aprovaram Lei ‘Anti-Oruam’ e outros três projetos

Confira a programação: Fiéis católicos se reúnem no Sábado Santo em expectativa e vigília pascal

Justiça prorroga acordo que pode arruinar patrimônio de um dos sindicatos mais ricos de MS

Brasileiro é preso por direção perigosa e sem CNH na Linha Internacional

Notícias mais lidas agora

Morre em confronto homem que matou esposa com facada na nuca

Confira a programação: Fiéis católicos se reúnem no Sábado Santo em expectativa e vigília pascal

Com risco de desmoronamento, PRF interdita BR-267 entre Jardim e Porto Murtinho

Celulose impulsiona novo padrão de vida em Inocência e desafia município a acompanhar o ritmo do progresso 

Últimas Notícias

Famosos

Maidê Mahl quebra silêncio após ser encontrada ferida em hotel: ‘Recuperação’

Em setembro de 2024, Maidê Mahl ficou três dias desaparecida antes de ser encontrada desacordada e com graves ferimentos no corpo

Cotidiano

Campo Grande sofre com alagamentos, mas recuperação só ocorrerá após trégua nas chuvas

Prefeitura diz que não é possível fazer nenhum serviço de reparo enquanto chover

Cotidiano

A voz da terra: línguas indígenas mantêm viva a memória ancestral em MS

Mato Grosso do Sul abriga oito línguas indígenas, ligadas a cinco famílias linguísticas

Política

Confira quais vacinas para cães e gatos podem virar gratuitas em Mato Grosso do Sul

Projeto apresentado na Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) inclui 15 imunizantes considerados essenciais